PREVISÃO DO TEMPO

Sem chance de chuva, domingo será de calor e tempo seco no DF

Temperaturas podem chegar a 31°C e umidade do ar deve ficar em 25% nos períodos mais quentes do dia. Semana segue sem possibilidades de chuva

Correio Braziliense
postado em 16/01/2022 11:24 / atualizado em 16/01/2022 13:31
Tempo seco exige cuidados específicos com a saúde, para manter o organismo hidratado -  (crédito: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
Tempo seco exige cuidados específicos com a saúde, para manter o organismo hidratado - (crédito: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)

Prepare o umidificador, separe chapéu e protetor solar e abuse dos líquidos: este domingo (16/1) manterá a tendência, observada no sábado (15/1), de calor e secura no Distrito Federal. O céu da capital permanecerá aberto e não há chances de chuva.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), haverá poucas nuvens no céu ao longo do dia, cenário que se estenderá até o período noturno. Os ventos serão de fracos a moderados durante todo o domingo (16/1).

Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, explica que a previsão de calor e secura abrange toda a região do Distrito Federal. "Há uma massa de ar seco sobre todo o DF, e o sol deve brilhar praticamente por todo o dia", prevê. De acordo com o meteorologista, a estação de Águas emendadas, em Planaltina, registrou a menor temperatura durante a madrugada — 15°C.

"No Plano Piloto, chegou a 16°C. A máxima pode chegar a 29°C na região central e, em outras áreas, a 31°C", acrescenta Heráclio, destacando que a umidade relativa do ar pode chegar a níveis críticos. "A máxima hoje foi de 95%, mas pode chegar a 25% no meio da tarde, no horário mais quente", observa o meteorologista.

Próximos dias

A segunda-feira (17/1) também será de calor e tempo seco. "Amanhã, teremos um ligeiro aumento da nebulosidade e o céu terá muitas nuvens, mas com pouca chance de chuva. As temperaturas vão continuar altas, podendo alcançar 32°C em algumas áreas do DF. A mínima vai ficar na casa dos 16°C". completa Heráclio.

O tempo seco exige cuidados específicos com a saúde, para manter o organismo hidratado. Leia abaixo algumas orientações da Defesa Civil.

  • Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes;
  • Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
  • Evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h;
  • Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;
  • Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;
  • Aproveite o vapor produzido pela água durante o banho para lubrificar as narinas;
  • Coloque toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos quartos de dormir;
  • Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções das vias aéreas;
  • Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis cortinas e carpetes;
  • Procure não usar vassouras que levantam o pó por onde passam. Dê preferência para aspiradores ou panos úmidos;
  • Ligue ventiladores de teto no modo “exaustor”, com ar direcionado para cima. Ligados para baixo, no modo “ventilação”, levantam poeira, que se mistura no ar;
  • Não queime lixo nem provoque queimadas por descuido ou desatenção.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação