documentação

PCDF amplia serviço on-line para solicitação da 2ª via da identidade

Segundo o órgão, a expansão deve habilitar mais de 500 mil pessoas, que poderão pedir a segunda via do documento

Correio Braziliense
postado em 26/02/2022 15:57 / atualizado em 26/02/2022 15:58
"2ª Via Fácil" está disponível para todos os interessados que possuem o documento emitido a partir de 1º de julho de 2016 - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio do Instituto de Identificação, decidiu ampliar o serviço de solicitação on-line da 2ª via da carteira de identidade. Desde sexta-feira (25/2), a "2ª Via Fácil" está disponível para todos os interessados que possuem o documento emitido a partir de 1º de julho de 2016.

De acordo com a Polícia Civil, a expansão no serviço deve habilitar mais de 500 mil pessoas, que poderão pedir a segunda via da identidade. Ainda segundo a PCDF, a expectativa é que o atendimento presencial nos Postos de Identificação Biométrica tenha sua demanda reduzida, “uma vez que as solicitações de 2ª via correspondem a 60% do total desses atendimentos”.

A solicitação on-line pode ser feita pelo site da PCDF e tem custo de R$ 42. O pagamento do serviço é feito apenas por meio de boleto bancário e após a confirmação do pagamento. Segundo a Polícia Civil, o usuário poderá buscar o documento no Posto de Identificação escolhido.

Confira os outros requisitos necessários para solicitação on-line da 2ª via da carteira de identidade:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter mais de 16 anos;
  • Não ter alterado, desde 01/07/2016, os seguintes dados pessoais: nome, data de nascimento, naturalidade, filiação e estado civil.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação