Preço alto

O churrasco do Dia das Mães está mais salgado

Alta nos preços de produtos alimentícios faz com que as pessoas optem por outros tipos de almoço para o Dia das Mães

Arthur de Souza
postado em 05/05/2022 17:04 / atualizado em 05/05/2022 17:06
A carne é um dos produtos que tem sido alvo de reclamação dos consumidores, por conta do preço alto dos cortes. -  (crédito:  Ed Alves/CB)
A carne é um dos produtos que tem sido alvo de reclamação dos consumidores, por conta do preço alto dos cortes. - (crédito: Ed Alves/CB)

Reunir a família para celebrar o Dia das Mães é importante, mesmo num momento em que os preços estão nas alturas. No Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo (8/5), não é diferente. O consultor de vendas Anselmo de Paula, 58 anos, optou por um churrasco dominical com os parentes, mas levou um susto ao ver os preços nos supermercados. "Os preços estão terríveis, principalmente a carne, que triplicou de valor”, reclama.

Anselmo lembra que antes o valor das compras era rateado entre os parentes, ficava mais barato assim, mas hoje está pesando no bolso. "Percebemos que é melhor cada um levar um prato ou uma carne preferida. Dá para pensar em utilizar cortes  alternativos de carne, que são mais baratos. Além disso, o fato de ter bastante gente, colabora para que a qualidade e a quantidade sejam as mesmas”, destaca.

  • Consumidores estão em dúvida na hora de escolher qual tipo de carne levar. Ed Alves/CB
  • Uma das opções, é escolher um corte alternativo, que esteja com o preço mais em conta, segundo especialista. Ed Alves/CB
  • Anselmo de Paula vai fazer o churrasco em família, apesar dos preços altos. "Percebemos que ficava mais fácil cada um levar um produto", conta. Ed Alves/CB
  • De acordo com o economista César Bergo, a cebola é um dos itens que encareceu nos últimos tempos. Ed Alves/CB

Planejamento e pesquisa

Economista e professor de mercado financeiro da Universidade de Brasília (UnB), César Bergo, comenta que, atualmente, há uma grande dificuldade na hora de comprar produtos que fazem parte do churrasco. “A pandemia, a inflação, os juros altos e a crise internacional — causada pela guerra entre Rússia e Ucrânia — fizeram com que os preços subissem”, aponta. “A carne, tanto a bovina como a de frango, teve um aumento considerável. A carne suína não subiu tanto, mas também registrou uma alteração em seu valor”, destaca Bergo.

O especialista ressalta que outros produtos relacionados ao churrasco também estão mais caros nas prateleiras. “Tem a questão dos acompanhamentos. A batata, para fazer a maionese; a cebola e o tomate, para fazer o vinagrete; todos estão muito caros. Só no último mês, por exemplo, o preço do tomate subiu 28%”, frisa Bergo, ponderando que isso acaba desanimando as pessoas de fazerem um churrasco.

No entanto, o economista dá dicas valiosas para aqueles que ainda têm a intenção de acender a churrasqueira. “O importante é se planejar — calcular a quantidade e a variedade de carnes que vai utilizar — para não haver desperdício. Outro ponto é a pesquisa, fazer uma lista, dividir a tarefa e comprar onde é mais barato, com certeza vai ser uma baita de uma economia”, observa o professor da UnB. “Porque, com a inflação e aumento da taxa de juros, pode haver uma distorção muito grande de preços entre um supermercado e outro”, finaliza.

Alternativas

E o que fazer quando os preços das carnes mais tradicionais estão altos? Rodrigo Cantucci, chef-proprietário da Cantucci Osteria, ressalta o que foi dito por Anselmo, afirmando que — para os que preferem fazer um churrasco em família — a escolha por cortes alternativos pode ser uma solução. “O boi angus, por exemplo possui alguns cortes que, geralmente, saem mais barato do que a própria picanha do boi nelore. São os casos da raquete, o flat iron (corte da raquete), chuck eye roll (miolo do acém), Denver steak (também do acém) e o steak do açougueiro (capa da alcatra)”, enumera.

O chef conta que tais carnes são cortes que estão com um preço mais em conta — entre R$ 39 e R$ 59 o quilo — e que, apesar de não serem da primeira linha do boi angus, entregam uma carne saborosa para o churrasco, sem precisar pagar tão caro. Já para aqueles que queiram substituir o churrasco por outro prato, as dicas são alguns preparos tradicionais da Itália, em que a proteína pode ser adquirida por um valor mais em conta, como explica Rodrigo. “Tem o polpetone (carne moída empanada com queijo) e o ossobuco (chambaril) que, cozinhado durante bastante tempo, é possível deixá-lo bem macio e saboroso”, detalha.

Existem pessoas que optam pela praticidade na hora de comemorar o Dia das Mães, sem aquele trabalhão de um churrasco. É o caso da microempresária Graziele Freire, 37. “Tinha ano que a família se reunia para um churrasco. Só que, ultimamente, a gente tem saído com minha mãe para almoçar fora”, conta. Elas prefere a praticidade de ir a um restaurante. Desde que a minha filha nasceu, não estou tendo mais tempo para preparar algo em casa”, lamenta.

Confira a receita do Ossobuco

Ingredientes:

- 1 kg ossobuco bovino;
- 2 dentes de alho picados;
- 1 cebola brunoise;
- 1 lata tomate pelado;
- 200 ml vinho branco seco;
- 2 cenouras em cubos;
- 1 bouquet garni (tomilho, alho poró e salsão);
- 1 talo de salsão em cubos;
- 400ml de caldo de legumes.

Modo de preparo:

Tempere o ossobuco com sal e pimenta do reino. Em uma panela adicione manteiga e azeite, e sele os ossobucos. Reserve os ossobucos e na mesma panela, doure as cebolas, alho, cenoura e salsão. Adicione o tomate pelado, o vinho e deixe reduzir. Em uma forma, retorne a carne e adicione os legumes refogados com tomate pelado. Adicione o bouquet garni e o caldo de legumes até cobrir a carne, cubra com papel filme e leve ao forno pré-aquecido a 80°C. Cozinhe por aproximadamente 2 horas ou até a carne ficar macia. Sugestão de finalização: “Gremolata de Salsa” (salsinha e alho picados, raspas de limão siciliano e azeite). Sugestão de acompanhamento: Polenta cremosa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação