crime

Grupo que furtava cabos de cobre no Sudoeste e Asa Norte é alvo de operação

Na tarde desta quinta-feira, policiais civis cumpriram 10 mandados de busca e apreensão na casa dos investigados 

Darcianne Diogo
postado em 05/05/2022 17:04 / atualizado em 05/05/2022 17:04
 (crédito: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
(crédito: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Policiais civis da Divisão de Repressão a Roubos e Furtos da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DRF/Corpatri) cumpriram, na tarde desta quinta-feira (5/5), 10 mandados de busca e apreensão nas casas de quatro pessoas investigadas por furto de cabos de cobre. A apuração policial revelou que o grupo cometia esse crime há, pelo menos, seis meses.

Nesse período, os criminosos praticaram pelo menos cinco furtos de cabos, todos em prejuízo da empresa Neoenergia Distribuição Brasília S.A. Os criminosos atuavam da seguinte forma: pela madrugada, eles atacavam caixas de força subterrânea e subtraíam os cabos de cobre. Os ataques recaíram em caixas de força do Sudoeste e Asa Norte.

Dois dos alvos dos mandados de busca usavam tornozeleira eletrônica em razão de ter praticado outros crimes. Os policiais cumpriram os mandados nas cidades do Itapoã, Lago Norte e Paranoá. Segundo a PCDF, as medidas visam reunir novos elementos contra o grupo e robustecer os vínculos já descobertos. Durante a operação, parte dos cabos furtados foram apreendidos e restituídos à empresa Neoenergia.

Os investigados responderão por delitos de furto qualificado e associação criminosa.“Esse tipo de furto não é novidade, mas há uma onda de incidência em razão da crise econômica. Há uma série de dificuldades na apuração, desde as poucas informações que são trazidas à polícia no registro da ocorrência até a complexidade de perícia, identificação e restituição do material, que costuma ser localizado com a capa queimada. O foco das unidades especializadas de polícia deve ser a identificação dos grupos organizados e receptadores”, afirmou o delegado Fernando Cocito, diretor da DRF 1/Corpatri.

A reportagem procurou a Neoenergia e aguarda retorno.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação