Fogo

Incêndio em fábrica na Fercal provoca nuvem de fumaça preta: veja o vídeo

Chamas atingiram entulho de fábrica, que produziu grande quantidade de fumaça. Corpo de Bombeiros informou que o fogo não oferecia ameaça de propagação

Ana Isabel Mansur
Pedro Marra
postado em 16/07/2022 19:34 / atualizado em 16/07/2022 19:50
 (crédito: CBMDF/Divulgação)
(crédito: CBMDF/Divulgação)

Um incêndio nos entulhos de uma fábrica de materiais para construção produziu uma grande quantidade de fumaça preta, na manhã deste sábado (16/7), na Fercal-DF, em local conhecido popularmente como "bota fora". Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), que atendeu a ocorrência às 10h56, a primeira viatura chegou ao local e encontrou o fogo generalizado em terreno baldio, à margem da DF-205. Não houve vítimas.

A nuvem de fumaça preta ocorre, principalmente, durante a queima de pneus, que libera componentes químicos pesados e poluentes, classificados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
(Ibama) como um dos mais tóxicos produzidos pelo homem.

Confira o vídeo gravado pela coorporação durante o incêndio:

Os materiais existentes no local, entre restos de borracha picada, lixos urbanos, espuma e outros materiais combustíveis, ajudaram na rápida propagação do fogo devido a facilidade de queima. O Corpo de Bombeiros realizou avaliação de risco do local, com um sobrevoo de aeronave, e constatou que não havia ameaça de propagação das chamas. 

Após o trabalho dos bombeiros, a brigada de incêndio da empresa Ciplan ficou responsável pelo controle e vigilância no local. O CBMDF atendeu a ocorrência com uma viatura terrestre, uma aeronave e nove militares.

Em nota, a Ciplan informa que o incêndio ocorreu em uma das áreas de estocagem do coprocessamento, que é a destinação sustentável de resíduos e de passivos ambientais em fornos de cimento. A empresa promete apurar as causas do incidente e monitora os efeitos da fumaça na comunidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação