Luto

Morre Zé Carlos, ex-atleta da Seleção e líder comunitário em Planaltina

José Carlos de Oliveira comandava projetos sociais, com ações para promover o atletismo em Planaltina, no DF

José Carlos de Oliveira  -  (crédito: Reprodução/Instagram/@academiacomunitaria)
José Carlos de Oliveira - (crédito: Reprodução/Instagram/@academiacomunitaria)
postado em 17/03/2024 11:27 / atualizado em 17/03/2024 12:47

José Carlos de Oliveira, ex-atleta da Seleção Brasileira de atletismo e líder comunitário, morreu neste domingo (17/3), vítima de pancreatite, aos 56 anos. Ele comandava projetos sociais de atletismo em Planaltina, no DF. Pelas redes sociais, a Academia Comunitária de Planaltina destacou o legado para o esporte que José Carlos deixa. "Legado não é o que você deixa pras pessoas, legado é o que você deixou nas pessoas", diz o post. O sepultamento está previsto para amanhã às 17h. 

O irmão de Zé Carlos, Abimar Dias de Oliveira, destacou ao Correio o legado que o irmão vai deixar. "Ele era uma pessoa sensacional, um ser humano exemplar aqui na comunidade, desenvolvia os projetos sociais, era um cara idealizador das corridas de rua aqui de Planaltina. Infelizmente, é uma dor intensa. Mas foi um cara que sempre defendeu o desporto, o esporte, como uma forma de transformação social. Essa era a bandeira que o Zé Carlos sempre defendia", afirmou. 

O ex-atleta nasceu no Piauí e se mudou para a capital do país aos cinco anos de idade. Aos 22, José Carlos começou a ter contato com a corrida, ganhando destaque em pouco tempo de atuação. 

Depois de uma longa carreira de destaque, José decidiu parar de correr profissionalmente e começou a se dedicar ao projeto "Correndo para um futuro melhor". Por meio do trabalho voluntário, ele organizou, por anos, as corridas em Planaltina. 

A iniciativa acabou chamando a atenção de uma professora de uma escola do local, que o convidou para realizar o projeto dentro da instituição. Além do atletismo, o projeto contava com aulas de natação, capoeira e lazer. 

Carreira no atletismo

Ao praticar as corridas de 800 e 1.500 metros, José chamou atenção de Leomar Vieira, à época técnico da maior fundista brasileira, Carmem de Oliveira, em 1992. Na época, ele foi chamado para treinar na equipe da cidade, segundo informações da Agência Ceub. 

Após conquistar competições locais e nacionais, ele foi chamado para treinar em São Caetano do Sul, em São Paulo. José teve grande destaque na carreira, chegando a ganhar medalha de ouro no campeonato Ibero-americano de 1994, na Argentina. 

O ex-atleta também foi campeão do Meeting Internacional de Atletismo, em Genebra, na Suíça; vice-campeão do Torneio de Atletismo Internacional Orlando Guaita, em Santiago, no Chile; vice-campeão Sul-americano dos 1.500 metros em 1994. No ano seguinte, foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro nos 800 metros rasos e medalha de bronze no Torneio Mobil de Atletismo. 

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação