DENGUE: UMA LUTA DE TODOS

Ceilândia recebe tenda para atendimento a pacientes com suspeita de dengue

A estrutura foi entregue nesta terça-feira (16/4) no estacionamento do hospital regional da cidade. Unidade vai reforçar o acolhimento. Até agora, 270 pessoas perderam a vida para a doença no DF e há 224 mil casos prováveis

A vice-governadora, Celina Leão, e a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, fizeram a entrega do novo equipamento público -  (crédito: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF)
A vice-governadora, Celina Leão, e a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, fizeram a entrega do novo equipamento público - (crédito: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF)
postado em 17/04/2024 06:00

Foi entregue nesta terça-feira (16/4) uma nova tenda para atendimento a pacientes com suspeita de dengue. Em Ceilândia, é o segundo reforço e está instalado no estacionamento do Hospital Regional. O funcionamento vai das 7h às 19h. O Correio esteve no local e conversou com alguns pacientes que destacaram o rápido atendimento e a atenção dos profissionais, além de comentarem sobre o receio de desenvolverem estágios mais graves da doença. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES-DF), até 15 de abril, foram confirmadas 270 mortes por dengue no Distrito Federal. Há 48 óbitos em investigação e 224.935 casos prováveis.

"Um atendimento de excelência. Entre a chegada do paciente até a finalização, colocar no soro, dá mais ou menos um tempo de 30 minutos. Então, assim, nem em hospital particular você tem esse atendimento. A gente quer o melhor atendimento para a população de Brasília e isso se faz com atendimento especializado, com tecnologia de ponta", afirmou a vice-governadora Celina Leão.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou algumas das medidas adotadas pelo Executivo local para o combate à dengue, como as contratações de novos profissionais. "Tivemos a nomeação dos 240 médicos, a contratação dos 200 generalistas, ou seja, a tenda vem ao encontro da necessidade da clínica médica, no pronto-socorro, de desafogar a porta dos hospitais. Para os casos de dengue agora nós temos mais esse acesso, mais uma porta. E a nossa busca é que a nossa atenção primária em saúde volte a viver os seus dias de normalidade, enquanto os pacientes com dengue possam ser atendidos, e serão atendidos, com excelência aqui na tenda", enfatizou a secretária.

  • Amada Reis lamenta a perda do filho único da amiga.
    Amada Reis lamenta a perda do filho único da amiga. Luis Fellype Rodrigues
  • Tenda oferta triagem, consultórios, farmácia, laboratório e sala de hidratação
    Tenda oferta triagem, consultórios, farmácia, laboratório e sala de hidratação Luis Fellype Rodrigues/CB/D.A Press
  • Victor Hugo recebeu as orientações necessárias e elogiou o atendimento
    Victor Hugo recebeu as orientações necessárias e elogiou o atendimento Luis Fellype Rodrigues/CB/D.A Press
  • Na família de Renata, todos tiveram a doença e ela buscou ajuda para a filha
    Na família de Renata, todos tiveram a doença e ela buscou ajuda para a filha Luis Fellype Rodrigues/CB/D.A Press

Atendimento

De acordo com a gerente de enfermagem e responsável técnica pelo local, Thauana Portilho, 32, os pacientes que chegam para receber atendimento passam por uma enfermeira onde recebem o primeiro filtro e, caso existam sintomas respiratórios que possam indicar outras infecções, como covid, por exemplo, são encaminhados para outros locais. Após isso, passam pela triagem e atendimento médico. Caso exista a necessidade de um atendimento mais minucioso, o local tem capacidade para isso. No espaço também é possível realizar exames para identificar se o paciente está com dengue.

Com a filha apresentando sinais de infecção desde o último sábado, Renata Alves, 45 anos, foi ao local para receber tratamento. "Há pouco mais de um mês, perdi um amigo. Ele era novo, apenas 35 anos. Desenvolveu o quadro hemorrágico e não resistiu. Uma tristeza enorme, não é fácil se despedir de alguém dessa forma trágica", lamentou.

Renata conta que todos os moradores da residência dela já tiveram dengue, mas o pior foi com a mãe. "Ela ficou muito debilitada e com diversos sintomas, graças a Deus não evoluiu para um estado hemorrágico", explicou. E reforçou a conscientização que a população deve ter: "Não adianta eu retirar todos os possíveis criadouros de dengue da minha casa e meu vizinho não fazer igual. Não adianta esperar somente do governo".

Sentindo-se mal há aproximadamente uma semana, Victor Hugo Epifanio, 25, não teve condições de trabalhar, nesta terça-feira. "Fui empurrando com a barriga, achei que uma hora melhoraria, mas não deu certo. Estava com muitas dores nas articulações, atrás dos olhos e muita febre", disse o jovem. Ele recebeu as orientações necessárias e achou o atendimento excelente. "Como eu estava com esses sintomas havia muitos dias, o teste para dengue não serviria mais, o doutor me encaminhou para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para realizar exames mais aprofundados, pois aqui só estão tratando de dengue", comenta.

Amada Reis, 47, foi ao local para acompanhar a irmã, Eloiza Reis, 41, que há três dias apresentava fortes sintomas da doença. "É algo que não desejo para ninguém, eu passei por isso no início do ano e foi bem difícil. Quando eu estava indo buscar atendimento, desmaiei por conta da forte tontura. Vomitei bastante, e senti muita febre", ressaltou.

Capacidade

O espaço tem capacidade para 300 atendimentos por dia. A nova tenda oferece triagem, consultórios, farmácia, laboratório e sala de hidratação. Cada turno terá 20 profissionais, em média, incluindo coordenador, médicos — sendo um pediatra, enfermeiro, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, especialista em laboratório — biomédico ou farmacêutico bioquímico, farmacêutico e apoio administrativo, pessoal de limpeza e segurança.

De acordo com a SES-DF, até o início da tarde desta terça-feira, a nova tenda havia atendido 109 pessoas.

Até o momento, são 14 tendas em funcionamento (veja abaixo). Outras seis serão entregues em Taguatinga, Areal, Samambaia, Vicente Pires, Varjão e Plano Piloto (no estacionamento do Hospital Regional da Asa Norte).

Tendas

Atendimento 24 horas

» Guará (em frente à UBS 1)
» Gama (estacionamento do hospital regional)
» Paranoá (estacionamento do Hospital da Região Leste)

Atendimento das 7h às 19h

» Brazlândia (administração regional)
» Ceilândia (administração regional)
» Ceilândia (estacionamento do hospital regional)
» Estrutural (administração regional)
» Planaltina (estacionamento do hospital regional)
» Recanto das Emas (administração regional)
» Samambaia (administração regional)
» Santa Maria (administração regional)
» São Sebastião (administração regional)
» Sobradinho (administração regional)
» Sol Nascente (administração regional)

*Estagiário sob supervisão de Malcia Afonso

Tendas

Atendimento 24 horas

Guará   em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) 1
Gama  estacionamento do hospital regional
Paranoá estacionamento do Hospital da Região Leste

Atendimento das 7h às 19h

Brazlândia   administração regional

Ceilândia administração regional

Ceilândia   estacionamento do hospital regional

Estrutural administração regional

Planaltina 12h (7h às 19h)   estacionamento do hospital regional

Recanto das Emas administração regional

Samambaia administração regional

Santa Maria administração regional

São Sebastião administração regional

Sobradinho administração regional

Sol Nascente administração regional

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação