GUERRA

Israel oferece à comitiva do GDF a possibilidade de sair do país pela Jordânia

O grupo brasiliense está dividido sobre deixar Israel por terra ou esperar a liberação do espaço aéreo

Os sistemas de defesa aérea israelenses são ativados para interceptar mísseis iranianos sobre a cidade israelense de Tel Aviv em meio a uma nova barragem de foguetes iranianos em 15 de junho de 2025       -  (crédito:  AFP)
Os sistemas de defesa aérea israelenses são ativados para interceptar mísseis iranianos sobre a cidade israelense de Tel Aviv em meio a uma nova barragem de foguetes iranianos em 15 de junho de 2025 - (crédito: AFP)

Autoridades israelenses ofereceram, neste domingo (15/6), à comitiva de autoridades do Governo do Distrito Federal, a possibilidade de deixar o país pela Jordânia. A proposta, segundo uma fonte ouvida pelo Correio, foi apresentada para que o grupo avalie. Alguns têm receio de aceutar. Outros, acham uma opção viável. 

Perguntado sobre o que pensa da proposta, a fonte afirmou que uma eventual saída precisa estar bem planejada e todos os riscos avaliados. A notícia de que alguns jornalistas britânicos conseguiram sair de Israel pela Jordânia, é um ponto considerado positivo. Agora, o grupo espera as tratativas entre o Brasil, a Jordânia e Israel para subsidiar uma decisão, explicou a fonte. 

Caso a decisão seja a de não sair via terrestre, resta a opção do transporte aéreo. Mas, neste caso, é preciso aguardar a liberação do espaço aéreo, o que na avaliação de alguns, pode demorar muito.  

Enquanto dura o impasse, o grupo segue no hotel, onde recebe tudo o que precisa. A comunicação com familiares está ocorrendo normalmente. “Não temos problema com a internet”, disse.

Situação difícil

Nas redes sociais, a secretária de Desenvolvimento Social do DF, Ana Paula Marra, afirmou que não há previsão de retorno ao Brasil, mas tranquilizou amigos e familiares. "Tenho recebido muitas mensagens e quero dizer que está tudo bem. Tenho dormido no subsolo, me sinto mais segura assim. É uma situação difícil, mas logo estarei aí com vocês", disse.

Fazem parte da comitiva: o secretário-executivo do Consórcio Brasil Central, José Eduardo Pereira Filho, os secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Costa; de Agricultura, Rafael Bueno; e de Desenvolvimento Social, Ana Paula Soares Marra. 

Tensão

O dia foi de tensão para os brasileiros. Com os constantes bombardeios, as sirenes tocaram muitas vezes ao dia, obrigando a todos a correrem para o bunker. O grupo já está em Israel há mais de uma semana.

 

postado em 15/06/2025 19:30 / atualizado em 16/06/2025 10:30
x