QUEIMADAS

Incêndio de grandes proporções atinge vegetação na Asa Norte

Fogo que atingiu vegetação na SGAN 604/605, ao lado da UnB, é equivalente a aproximadamente 21 campos de futebol

Temporada de seca exige atenção redobrada em relação a incêndios. Na imagem, dois bombeiros combatem o fogo -  (crédito:  Minervino Júnior/CB)
Temporada de seca exige atenção redobrada em relação a incêndios. Na imagem, dois bombeiros combatem o fogo - (crédito: Minervino Júnior/CB)

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação na SGAN 604/605, ao lado da Universidade de Brasília (UnB), no fim da tarde dessa segunda-feira (11/8). O fogo intenso era visível da L2 norte e demandou um combate de uma hora e meia pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Aproximadamente 15,3 hectares do território foi tomado pelas queimadas. 

Não houve vítimas e ainda não se sabe a causa do incêndio. Em todo o DF, foram atendidas 77 ocorrências de queimadas somente ontem, totalizando 187,85 hectares de vegetação — o equivalente a cerca de 263 campos de futebol. 

Em destaque foram atendidas ocorrências na área do Núcleo Rural Taquari (64,5 hectares), próximo à Torre de TV Digital (58,3 hectares) e Park Way (19,6 hectares). Além de recursos terrestres, foi empregado um avião para o combate ao fogo.

Entre sexta (8/8) e domingo (10/8), foram registradas 224 ocorrências de incêndio em vegetação, destruindo 316,38 hectares, conforme balanço dos bombeiros. Na sexta-feira, foram 48 registros (38,74 hectares queimados); no sábado (9/8), 68 acionamentos (103,11 hectares); e no domingo, dia mais crítico, 108 ocorrências e 174,53 hectares atingidos pelo fogo.

Os bombeiros ressaltam que o balanço parcial não considera acionamentos para fogo em lixo, amontoados de madeiras, entulhos, queimas programadas e outras ocasiões. Confira as orientações para evitar queimadas:

  • Não queime lixo, folhas secas ou restos de poda;
  • Evite o uso do fogo para limpeza de terrenos;
  • Não descarte bitucas de cigarro acesas em áreas com vegetação seca ou beira de estrada;
  • Se estiver acampando, só faça fogueiras em locais permitidos e sempre apague totalmente ao sair;
  • Em propriedades rurais, mantenha aceiros (faixas sem vegetação) ao redor de plantações, pastos e construções;
  • Evite o acúmulo de vegetação seca próximo a casas, postes, cercas e estradas;
  • Converse com familiares, vizinhos e funcionários sobre os riscos e formas de prevenção;
  • Em caso de incêndio, chame o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193;
  • Só tente apagar o fogo se tiver equipamento e treinamento. Não se coloque em risco. 

  • Google Discover Icon
postado em 12/08/2025 09:32 / atualizado em 12/08/2025 14:44
x