DISTRITO FEDERAL

Ibaneis sanciona lei que cria Dia da Memória das Vítimas do Comunismo no DF

A data foi marcada para 4 de junho. Segundo a publicação oficial, o poder público poderá organizar atividades que proporcionem reflexão acerca dos "danos à humanidade"

Dia da Memória das Vítimas do Comunismo será comemorado anualmente no dia 4 de junho no DF -  (crédito: Anderson Parreira/Agência Brasília)
Dia da Memória das Vítimas do Comunismo será comemorado anualmente no dia 4 de junho no DF - (crédito: Anderson Parreira/Agência Brasília)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou a lei que institui e inclui no calendário oficial de eventos do Distrito Federal o Dia da Memória das Vítimas do Comunismo, a ser comemorado anualmente no dia 4 de junho. A sanção foi publicada no Diário Oficial do DF na segunda-feira (20/10).

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Segundo a publicação oficial, na semana da data comemorativa, o poder público poderá organizar atividades que proporcionem reflexão acerca dos "danos à humanidade causados pelas ditaduras comunistas ao longo da história", conforme previsto na lei.

Ibaneis sanciona lei que cria Dia da Memória das Vítimas do Comunismo no DF
Ibaneis sanciona lei que cria Dia da Memória das Vítimas do Comunismo no DF (foto: Reprodução)

O projeto de lei é de autoria do deputado distrital Thiago Manzoni (PL) e foi aprovado na Câmara Legislativa do DF em 30 de setembro. O projeto foi aprovado em segundo turno em votação simbólica, com a presença de 19 deputados. Houve 6 votos contrários: Ricardo Vale (PT), Dayse Amarilio (PSB), Max Maciel (PSol), Fábio Félix (PSol), Chico Vigilante (PT) e Gabriel Magno (PT).

Na justificativa do projeto, Manzoni afirmou que "debaixo do manto da busca pela igualdade social e pelo 'fim da exploração econômica do capital sobre os trabalhadores', diversos regimes ascenderam ao poder e proporcionaram verdadeiros massacres à sua população".

"Apesar de tamanha barbárie, ainda há quem, nos dias atuais, defenda regimes semelhantes a esses e apoie ditaduras que violam reiteradamente os direitos humanos, como Cuba, Venezuela, Coreia do Norte e Nicarágua. Por esse motivo, propomos a presente proposição que tem como objetivo instituir, no Distrito Federal, uma data anual destinada a gerar reflexão na sociedade do Distrito Federal por todas as mortes causadas por regimes baseados nessa ideologia, de modo que, de nenhuma maneira, o Brasil seja alcançado por esse mal", acrescentou o parlamentar.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

  • Google Discover Icon
postado em 21/10/2025 08:58 / atualizado em 21/10/2025 09:56
x