OPERAÇÃO

Suspeito de integrar organização criminosa é preso no DF

Operação Berço do Estouro, da Policia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), investiga um esquema de fraudes bancárias milionárias contra instituições financeiras

Um suspeito de integrar uma organização criminosa especializada em clonagem de cartões e lavagem de dinheiro foi preso preventivamente na manhã desta quinta-feira (30/10), em Águas Claras. A ação faz parte das investigações contra um esquema de fraudes bancárias milionárias contra instituições financeiras em vários estados do Brasil. 

De acordo com a polícia, os suspeitos usavam maquininhas de cartão e contas de pessoas jurídicas de fachada para fazer compras simuladas e, em seguida, contestavam as despesas, causando prejuízo às instituições financeiras. O grupo também teria recorrido à lavagem de dinheiro por meio de financiamento de carros de luxo e movimentações bancárias em contas de terceiros, os chamados “laranjas”.

Pelo menos 16 instituições bancárias foram lesadas pela organização. Durante a operação da Polícia Civil do DF (PCDF), por meio da Divisão de Análise de Crimes Virtuais (DCV/CORF), em apoio à Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), foram cumpridos mais de 15 mandados judiciais, entre prisões preventivas e buscas e apreensões, nos estados do Distrito Federal, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo. No DF, foram apreendidos celulares, quantias em dinheiro, incluindo dólares, e dois veículos de luxo.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A operação também bloqueou judicialmente mais de R$ 3 milhões em contas vinculadas a investigados e “laranjas”, além da apreensão de mais de 35 carros, incluindo os de luxo, que juntos ultrapassam o valor de R$ 4 milhões. 

O suspeito preso pela PCDF poderá responder por organização criminosa, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. Juntas, as penas podem chegar a 26 anos de prisão. 

Mais Lidas