Natal

Aluguéis são opção para quem quer inovar na decoração de Natal

Nesta época de festas de fim de ano, lojistas que alugam objetos de decoração estão animados com o aumento de clientes que procuram variar os enfeites natalinos das casas e dos ambientes de trabalho

Luisa:
Luisa: "Otimizar o espaço é uma grande vantagem" - (crédito: Manuela Sá)

Em época de fim de ano, enfeitar a casa com motivos natalinos é parte da festa. Empresas e famílias procuram luzes, árvores, Papais Noéis, velas e peças de mesa para deixar o ambiente de trabalho e o lar com um clima mais festivo. No Distrito Federal, as lojas especializadas em aluguel de decoração têm expectativas positivas para o Natal, especialmente com o aumento na procura nos meses que antecedem o aniversário de nascimento de Jesus.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Na loja de locação de artigos de festa A Garimpeira, na Asa Sul, a procura por produtos natalinos começou em outubro. De acordo com a supervisora de vendas da loja, Sabrina Carvalho, 28 anos, a expectativa é de acabar com o estoque até a data. "Faz tanto sucesso que, em dezembro, perto da data, a gente não consegue alugar tanta coisa, porque os clientes vêm com antecedência", afirma.  

A supervisora de vendas conta que os principais a alugar os enfeites da loja são as famílias e, depois, as empresas. No entanto, Sabrina explica que aqueles que aparecem para comprar objetos avulsos também são uma parte importante dos lucros. "O que mais fortalece a loja são clientes finais, aqueles que chegam aleatoriamente, procurando uma boleira (suporte para bolos), uma mesa de casamento, por exemplo. Mesmo assim, conseguimos montar decorações para o corporativo para as casas", conta. 

Luisa espera aumentar os alugueis nessa época do ano
Luisa: "Otimizar os espaço é uma grande vantagem" (foto: Manuela Sá)

Para Sabrina, uma vantagem do aluguel de decorações é que essa prática poupa espaço nas casas: "O bom de alugar é você não acumular peças". Na mesma perspectiva, a gerente da loja Dona Festeira, no SIA, Luisa de Alencar, 27, também considera vantajoso alugas os objetos. "A pessoa não precisa guardar as peças dentro da sua casa, fazendo com que o espaço fique limitado. Principalmente, hoje, que as pessoas moram em casa e apartamentos menores. Otimizar o espaço é uma grande vantagem", avalia. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A expectativa de aumento nos aluguéis de itens decorações nessa época do ano está alta na Dona Festeira. Luisa conta que a empresa sempre fatura mais do que no ano anterior. Esse ano, a previsão é de que consigam de 300 a 400 contratos de aluguel entre novembro e dezembro. "Como nós somos uma empresa que tem crescido a cada ano, a nossa expectativa é de um aumento de cerca de 30%", comenta.

 12/11/2025. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Aluguel de decoração de natal. Sabrina Carvalho - supervisora de venda.
Sabrina alerta que é preciso alugar com antecedência (foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Os clientes da Dona Festeira não se limitam às pessoas que alugam decorações para levar para casa. Luisa conta que a empresa trabalha em parceria com a Docegrafia, empresa de fotografia, para fazer ensaios fotográficos em uma estrutura montada na loja. Este ano, o cenário foi feito com o tema biblioteca e conta com prateleiras verdes, poltronas, piano, lareira, guirlanda, uma árvores de Natal e presentes. 

Os produtos são alugados por unidade e o valor é calculado pela diária. Algumas peças são feitas na própria loja e outras compradas. "Existem itens que são fabricados aqui, pela oficina, para essa época do ano. O cenário, por exemplo, foi completamente fabricado pela nossa oficina. Mas também compramos nas feiras. Todo ano tem novidade de Natal", diz Luisa. 

Variedade

 A decoradora Edi Paiva, 57 é frequentadora assídua de lojas que alugam enfeites. "A vantagem de não comprar os objetos é poder inovar a decoração todos os anos. O aluguel é a melhor opção para quem gosta de variar", disse. Edi conta que, todo ano ela inova na decoração da casa dela. "Eu gosto de mesa posta, então, alugo suporte para bolo, Papai Noel, sousplat, e praticamente tudo que preciso."

Gabriela Thomé, 44, também é decoradora e concorda com Edi. Segundo ela, para quem organiza ambientes para datas comemorativas, não é prático ter um acervo. "Você precisa fazer mudanças, inovar sempre para conquistar clientes".

Quando começou a trabalhar com decoração, Gabriela conta que ainda não tinha descoberto a possibilidade de alugar objetos. "Na época, eu comprei um caminhão de peças, depois fui ver que você não precisa ter essa quantidade, porque você precisa mudar muito os itens para oferecer ao cliente".

*Estagiária sob a supervisão de Márcia Machado

 


  •  Expectativa de lojistas é de aumentar em 30% os aluguéis de objetos de decoração
    Expectativa de lojistas é de aumentar em 30% os aluguéis de objetos de decoração Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Sabrina alerta que é preciso alugar com antecedência
    Sabrina alerta que é preciso alugar com antecedência Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Google Discover Icon
postado em 13/11/2025 07:13
x