Medida

Ibaneis sanciona remissão de IPTU e isenção de ITBI para clubes e associações

Iniciativas têm foco na redução de encargos, na segurança jurídica e na sustentabilidade financeira de instituições sem fins lucrativos

Cerimônia ocorreu nesta terça-feira (16/12) -  (crédito: Agência Brasília)
Cerimônia ocorreu nesta terça-feira (16/12) - (crédito: Agência Brasília)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou, nesta terça-feira (16/12), projetos de lei que tratam da remissão de débitos do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para clubes sociais e esportivos e associações recreativas do Distrito Federal.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

“Não tem como sustentar clubes sem apoio, só com contribuição. Fui presidente de clube na época da OAB/DF e senti na pele como é dirigir essas entidades. Então, esse apoio é fundamental para que essas associações mantenham seus trabalhos junto à população”, afirmou Ibaneis, durante a agenda.

Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Izídio Santos, as iniciativas fazem parte da política de alívio tributário adotada pelo GDF, com foco na redução de encargos, na segurança jurídica e na sustentabilidade financeira de instituições sem fins lucrativos.

O diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim, afirmou que a isenção do pagamento do ITBI também evitará a cobrança do imposto nos casos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) sem opção de compra.

A sanção dos projetos também busca assegurar a continuidade das atividades dos clubes e associações, preservando espaços tradicionais de integração social e prática esportiva. É o que observa o presidente do Sindicato de Clubes e Entidades de Classe Promotoras de Lazer e Esportes do Distrito Federal (Sinlazer-DF) em exercício, Paulo Roberto D'Almeida. “Os clubes são células sociais importantíssimas e, sem esse olhar do governo, não conseguiríamos.”

Com informações da Agência Brasília

  • Google Discover Icon
postado em 16/12/2025 17:07
x