CB.Saúde

Pesquisador em educação física dá dicas de como manter a prática regular

Ao CB.Saúde, o pesquisador e professor de educação física destacou os benefícios da prática regular de atividades físicas e falou sobre como manter a constância

Samuel Vidal, professor e pesquisador na Universidade Católica. Na bancada, as jornalistas Carmen Souza e Mariana Niederaurer
       -  (crédito:  Bruna Gaston CB/DA Press)
Samuel Vidal, professor e pesquisador na Universidade Católica. Na bancada, as jornalistas Carmen Souza e Mariana Niederaurer - (crédito: Bruna Gaston CB/DA Press)

Manuela Sá*

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

A prática de atividade física regular protege o cérebro e a saúde. É o que destaca o professor e pesquisador em educação física e coordenador do curso na Universidade Católica de Brasília, Samuel Vidal, em entrevista ao CB.Saúde — parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília — desta quinta-feira (18/12). Às jornalistas Carmen Souza e Mariana Niederauer o especialista falou sobre como manter a constância na prática de exercícios físicos.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Para além da estética e das questões biológicas, as pesquisas apontam que o exercício é fundamental em diversas áreas da vida. “Senso de pertencimento, de propósito, ações que desenvolvem o autocuidado, autopercepção e autoconhecimento perante situações da vida são alguns resultados que temos observado com a prática frequente de exercícios físicos”, destacou.

A espiritualidade e a prática esportiva são conceitos que se relacionam, segundo o especialista. Ele disse que essa relação pode ajudar a motivar e a direcionar as práticas corporais.  “Quando falo em espiritualidade, estou me referindo ao termo não codificado, no sentido de que não é preciso uma religião para exercer o que, na área da saúde, chamamos de espiritualidade”, afirmou. 

Como melhor caminho para manter a prática regular, Vidal recomendou o autoconhecimento. De acordo com o professor, é sabendo do que gosta que a pessoa vai entender o que procurar na hora de se fidelizar a um exercício. “Quando a gente entende o que é prazeroso e benéfico para nossas práticas tanto no sentido da saúde quanto no sentido espiritual, conseguimos encontrar práticas que nos ajudam a manter a constância”, aconselhou.

Assista à íntegra da conversa:

*Estagiárias sob supervisão de Tharsila Prates

  • Google Discover Icon
postado em 18/12/2025 15:35 / atualizado em 18/12/2025 15:37
x