Na manhã desta segunda-feira (29/12), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recebeu os 1.245 novos alunos no XII Curso de Formação de Praças. Essa é a primeira etapa após a aprovação no concurso. O curso prepara os novos policiais para o exercício da profissão e as aulas vão de janeiro até agosto de 2026.
Durante a cerimônia, Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF, reforçou a importância do trabalho da categoria no DF. “Essa responsabilidade está a cargo dos senhores que vão buscar a segurança de acolher essas pessoas que estão aqui em razão de Brasília ser a capital. Então eu desejo de toda que tenham muito sucesso na carreira e se fizeram por onde, podem abraçar se sintam abraçados por essa instituição”, disse o chefe da pasta.
- Leia também: Polícias do DF iniciam convocação e formação de agentes aprovados
-
TCDF determina retomada do concurso para a PMDF com novo critério de idade
Mudança
Seguindo os passos do pai, Suellen Dioniso de Mesquita, de 26 anos, sempre quis de trabalhar como policial militar, e hoje vê o sonho realizado. “É uma expectativa muito grande de estar fazendo parte da instituição tão bem querida e espero honrar a farda da forma que meu pai honrou e que seja uma profissão de sucesso”, afirma.
Em 2025, o processo seletivo do curso passou por alterações, como aumento na porcentagem de vagas para mulheres, de 10% para 20%, instituído pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ou seja, do total de 1245 egressos, 289 são mulheres. A aluna comemora ainda o aumento de vagas destinadas às mulheres. "Até 2025, apenas 10% das vagas eram destinadas para mulheres, com o concurso, a legislação tanto do DF quanto do Brasil todo foi para 20% agora, então é uma realização muito grande para que elas possam fazer parte também da PMDF", explica.
No curso, os estudantes estudam várias matérias de naturezas distintas, como direitos humanos, regulamentos institucionais, legislações, além de preparo técnico próprio da profissão.
Saiba Mais
-
Flipar Uma das mais procuradas para o Réveillon: cidade paradisíaca em Santa Catarina cobra taxa de quase R$ 200 para visitantes
-
Mariana Morais Grávida, Rafa Kalimann toma atitude drástica após polêmica com Nattan
-
Revista do Correio 6 simpatias para ter sorte e prosperidade no Ano-Novo
-
Mundo Trump descartou Bolsonaro depois de vê-lo como 'perdedor', diz ex-embaixador
-
Diversão e Arte Conheça os autores que entram em domínio público em 2026
-
Mariana Morais ‘Taraka’ estreia no Rio de Janeiro com edição inédita no MAM
