Por Luiz Francisco*
Na madrugada desta segunda-feira (16), a equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) resgatou um veado-catingueiro no Setor Sul do Gama. Os policiais foram acionados após a informação que o animal havia entrado em uma casa e sido atacado por um cachorro.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Ao chegar no local, os policiais constataram que o veado-catingueiro estava ferido, com sangramento, debilitado e com a necessidade de atendimento imediato. A equipe realizou a contenção segura do bicho, para que não houvesse estresse e agravamento das lesões do cervídeo.
Após o resgate, a equipe da BPMA encaminhou o veado-catingueiro ao Hospital da Fauna Silvestre (HFAUS), onde recebeu atendimento veterinário especializado. A Polícia Militar orienta que, ao avistar animais em áreas residenciais, a população não tente capturá-los ou interagir com eles. O certo é manter animais sob supervisão e acionar o BPMA pelo telefone 190.
Animal
O veado-catingueiro é um cervídeo de pequeno porte, típico no Cerrado brasileiro. O animal apresenta pelagem marrom uniforme e comportamento solitário, a espécie contribui para a dispersão de sementes e a regeneração da vegetação nativa, exercendo um papel importante para o equilíbrio ecológico.
*Estagiário sob a supervisão de Adriana Bernardes
Saiba Mais
-
Cidades DF Trabalhador soterrado em obra no Ceasa morre após dois dias internado
-
Cidades DF Visitantes são flagrados com fumo e droga em penitenciária do DF
-
Cidades DF DF Folia teve queda de 42,9% nas ocorrências policiais em 2025, diz Ibaneis
-
Cidades DF Suspeito de estuprar criança de 11 anos é preso em São Sebastião
-
Cidades DF PMDF barra facas, tesouras e drogas em revistas no carnaval de Brasília
