ATIVIDADE FÍSICA

Excesso de treino: a partir de que ponto a academia pode ser um perigo

Respeitar limites do corpo na hora de aumentar cargas, se alimentar bem e descansar nos momentos certos são algumas das práticas essenciais para não gerar consequências graves, como lesões

Excesso de cargas na musculação pode trazer lesões e outras consequências graves ao corpo -  (crédito: Freepik)
Excesso de cargas na musculação pode trazer lesões e outras consequências graves ao corpo - (crédito: Freepik)

O excesso de carga em treinos de musculação, geralmente impulsionado pela busca por resultados rápidos na academia, pode ser prejudicial à saúde. De acordo com o ortopedista Diogo Souto, da clínica Medicina Esportiva e Ortopedia, é preciso respeitar os próprios limites e não exagerar nos pesos sem antes se adaptar, a fim de não gerar impactos ao corpo e outras consequências graves. 

“No início do treinamento de força, os músculos precisam de tempo para se fortalecer antes de aumentar a carga”, explica o especialista. “O aumento abrupto da carga sem um devido período de adaptação pode causar microlesões que, com o tempo, evoluem para fraturas por estresse. 

Comuns em atletas ou “praticantes de atividades físicas que não respeitam os limites do corpo”, as fraturas podem ser acompanhadas por lesões musculares, tendinites e desenvolvimento de rabdomiólise — condição grave em que fibras musculares são destruídas e liberam substâncias tóxicas na corrente sanguínea. 

Assim, é muito importante, segundo Souto, treinar de forma progressiva e sempre com a supervisão e orientação de profissionais capacitados. Além disso, é fundamental, a fim de evitar complicações, respeitar tempos de descanso e realizar o aumento de cargas de forma gradual.  

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

“O corpo precisa de tempo para se adaptar ao esforço, e o descanso é fundamental para a recuperação e fortalecimento dos músculos, esclarece. “O grupo muscular treinado precisa de um período de recuperação entre 48 e 72 horas para se regenerar adequadamente.” 

O retorno aos treinos após um tempo de folga também deve ser gradual e cauteloso. “Tentar levantar a mesma carga que antes das férias pode resultar em lesões”, adverte o ortopedista. “Uma progressão gradual, aliada a uma execução correta dos movimentos, é essencial. O volume de treino não deve ser excessivo. O mais importante é garantir que cada exercício seja feito corretamente.” 

Para isso, alongamentos e aquecimentos são ótimos aliados e reduzem de forma eficaz o risco de lesões. Além deles, alimentação equilibrada e hidratação constante são fatores cruciais. “Garantir a ingestão adequada de nutrientes, especialmente proteínas, auxilia na reparação muscular pós-treino”, aconselha Souto. “Manter-se bem hidratado antes, durante e após os exercícios é essencial para o bom funcionamento do organismo e para prevenir complicações relacionadas à prática esportiva.” 

Lara Perpétuo
postado em 18/02/2025 19:20
x