Polêmica!

Professora de Wanessa Camargo se manifesta após polêmica de "afrobetização"

A cantora voltou a ser criticada nas redes sociais

Wanessa Camargo -  (crédito: Reprodução Instagram )
Wanessa Camargo - (crédito: Reprodução Instagram )

Após Wanessa Camargo viver um cancelamento no BBB 24, a cantora voltou a ser criticada ao lançar uma nova música “Caça Like”. Isso porque, ao anunciar o lançamento a ex-BBB escreveu em seu Instagram que passou por um “processo de afrobetização”.

Na publicação, Wanessa explicou: “Ao sair do BBB, fui bombardeada de informações e cobranças. Precisei de um tempo para me organizar e entender a dimensão de tudo que tinha acontecido. Busquei profissionais que pudessem me auxiliar nesse processo e tenho refletido muito sobre diferentes aspectos da minha vida”, disparou.

Contudo, após algumas pessoas criticarem o termo “afrobetização” usado por ela. A professora de história e especialista em diversidade Caroline Sodré explicou como funciona o projeto. “A equipe dela veio me procurar pedindo orientação, principalmente um letramento racial. De cara, já entendi que não era um desafio simples, longe de ser, até porque estamos falando de um cancelamento ligado à pauta racial em escala nacional, mas não sou de negar desafios. Sempre que uma pessoa quer buscar conhecimento, pode ter certeza que esse é o lugar certo, nunca vou negar conhecimento para ninguém”, contou a educadora.

A profissional ainda revelou que começou a trabalhar com Wanessa Camargo quando ela já havia dado a entrevista para o Fantástico sobre a expulsão do Big Brother Brasil 24 e depois que a artista apagou o vídeo em que pedia desculpas a confessava ter reproduzido racismo estrutural com Davi.

“A gente teve que pensar em como consolidar uma informação com ela em um tempo que não está a nosso favor, porque ela precisava, naquele momento, ir para as mídias e se posicionar, mas se posicionar de forma mais assertiva, responsável e alinhada com a pauta [racial], sabendo que, uma vez que você é atrelada a comportamentos que te tragam para a pauta, você vai carregar isso para o resto da sua vida se não fizer algo responsável com relação a isso”, explicou ela. “A gente enxergou como uma oportunidade de democratizar essas pautas, levar de forma responsável para o público e para as massas”, finalizou a professora.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 17/04/2024 12:47 / atualizado em 17/04/2024 12:48
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação