Livro

Livro traz histórias de adolescentes em Brasília entre 1960 e 1980

Autor Marcelo Montiel narra histórias afetivas de diferentes gerações de adolescentes em Brasília. Lembranças de uma vida offline e nostálgica

Mariana Saraiva*
postado em 19/04/2022 06:00
Ilustração de Angélica Montenegro para o livro Brasília adolescente -  (crédito: Thesaurus/Reproducao)
Ilustração de Angélica Montenegro para o livro Brasília adolescente - (crédito: Thesaurus/Reproducao)

O livro Brasília Adolescente — Aventuras surreais em uma cidade utópica traz sob a narrativa afetiva de Marcelo Montiel, histórias dos adolescentes que viveram na cidade nos anos de 1960, 1970 e 1980. Intitulados pelo autor como "turma", o livro conta aventuras marcantes de jovens que viram de perto a primeira cidade modernista do mundo nascer, com as transformações e possibilidades da nova capital.

Na época, o planalto reuniu adolescentes de diferentes origens e etnias. Marcados pela rebeldia, tinham em comum a vontade de viver intensamente e se divertir a todo preço. As lembranças reconstituem uma capital que também era criança e adolescente, e se consolidava em meio a terra vermelha e o cerrado.

A obra dá voz e expressão a um grupo de pessoas que nunca foi citado na história. "Mostrar o que os jovens faziam na época, faz parte da história da cidade, eu relato um comportamento diferenciado sem discriminação e censura, de jovens que inventaram maneiras de se divertir em um mundo sem internet e sem redes sociais", conta o arquiteto e professor Marcelo Montiel, autor do livro ao Correio.

As memórias mergulham o leitor nas brincadeiras de pique e pega entre os pilotis, nas aventuras de moto entre as superquadras , nas "turmas" que se definiam pela rebeldia, na aceleração e na paixão pelas máquinas e velocidade, desbravando e descobrindo cachoeiras, nas aventuras nos poços dos elevadores, nas corridas de carrinho de rolimã e nas festas que para celebrar a juventude.

Marcelo Montiel teve sua adolescência marcada pelas aventuras na capital, na qual veio morar antes mesmo da inauguração em 1960 com seu pai, o arquiteto Gladson da Rocha, um dos pioneiros do Departamento de Urbanismo e Arquitetura (DUA) da Novacap, que desenvolveu vários projetos por Brasília. A publicação tem como intuito homenagear a cidade modernista na passagem de 62 anos de história.

Brasília adolescente - Aventuras surreais em uma cidade utópica

De Marcelo Montiel

Lançamento, na quarta-feira, no Sebinho (406 Norte comercial), às 19h.

 
* Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.