Quadrinhos

Gibiteca do Espaço Renato Russo é reaberta no aniversário de Brasília

Reinauguração da biblioteca do Espaço Cultural Renato Russo faz parte das comemorações do 62º aniversário da capital brasileira. Espaço de quadrinho foi rebatizado TT Catalão

GIOVANNA DOS SANTOS*
postado em 20/04/2022 06:00
 A Gibiteca da 508 Sul volta a funcionar rebatizada com o nome de TT Catalão 
 -  (crédito:  Pedro Ventura/Agência Brasília)
A Gibiteca da 508 Sul volta a funcionar rebatizada com o nome de TT Catalão - (crédito: Pedro Ventura/Agência Brasília)

Espaço de acolhimento aos leitores assíduos de histórias em quadrinhos em Brasília, a Gibiteca do Espaço Cultural Renato Russo (508 sul) encantou o público com seus ricos acervos de revistas, livros e periódicos desde a sua inauguração em 1993, além de ter contribuído para a formação de repertório de diversos artistas e profissionais da comunicação. Desativada em 2013 por motivos de reforma, a gibiteca finalmente está de volta, para o contentamento dos fãs de quadrinhos e da arte e cultura em Brasília.

A reinauguração do espaço faz parte das comemorações do 62º aniversário da capital brasileira e consiste em dois eventos. A realização da Mostra Gibiteca TT Catalão começou nesta terça-feira (19) às 19h e a visitação se estende até 5 de junho, com acesso livre. A exibição conta com ilustrações de artistas frequentadores do local. Além disso, a gibiteca terá uma cerimônia oficial de reinauguração no aniversário de Brasília, amanhã, das 15h às 17h, com direito à apresentação da Orquestra Marafreboi e visitação à mostra.

A gibiteca foi rebatizada recentemente com o nome de TT Catalão, em homenagem ao seu criador, o jornalista, poeta e ativista cultural Vanderlei dos Santos Catalão, ou TT Catalão. O carioca fundou a casa de ilustrações e histórias em quadrinhos enquanto era coordenador do Espaço Cultural 508 sul (ainda não renomeado Renato Russo), função que exerceu até 1997. O jornalista morreu em janeiro de 2020, deixando seu nome na gibiteca como parte de seu legado.

Além do novo nome, a nova gibiteca ganhou uma repaginação, com obras dos ilustradores Jô Oliveira e Lez Coutinho. Lez confeccionou murais que homenageiam TT Catalão e Ethel de Oliveira Dornas (cujo nome rebatizou a Biblioteca de Artes). Logo na entrada da gibiteca, está exposto um mural do artista plástico Lima Neto.

Boa parte do rico acervo do espaço cultural foi doado da coleção de TT Catalão e, com o passar dos anos, continuou recebendo doações de outros quadrinistas. Hoje, a gibiteca é devolvida ao público da cidade com cerca de 23 mil exemplares de variados gêneros para leitura, de gibis infantis a HQs de super-heróis e mangás japoneses.

A gerente do Espaço Cultural Renato Russo, Marmenha Rosário, afirma estar realizada com a reabertura da gibiteca depois de tanto tempo. "Como cidadã, me sinto muito feliz ao devolver um local tão importante para a formação de leitores e artistas no aniversário de Brasília, e grata com a legião de pessoas que nos ajudaram a tornar isso uma realidade", afirmou.

*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco.

 

GIBITECA TT CATALÃO

Localizada no Espaço Cultural Renato Russo
(508 Sul, bloco A).

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, de 10h às 20h; sábado, das 13h às 19h.
Acesso livre.

Abertura da Mostra Gibiteca TT Catalão: 19 de abril, terça-feira, às 19h. Acesso livre.

Visitação: de 20 de abril a 5 de junho, de terça a sexta-feira, de 10h às 20h; sábado, das 13h às 19h. Acesso livre.

Cerimônia de Reinauguração: 21 de abril, das 15h às 17h, com apresentação da Orquestra Popular Marafreboi e visitação à Mostra ibiteca TT Catalão.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE