Shows

Grandes nomes nacionais da música têm Brasília na rota de shows

Gilberto Gil, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, Gal Costa, Lô Borges, Paralamas do Sucesso, Alceu Valença e Zeca Baleiro são alguns dos nomes que fazem shows em Brasília nos próximos meses

Irlam Rocha Lima
postado em 12/07/2022 06:00 / atualizado em 12/07/2022 11:13
 (crédito:  Marcos Vieira/EM/D.A Press - Brasil. Belo Horizonte. Show do cantor Caetano Veloso no Palacio das Artes.)
(crédito: Marcos Vieira/EM/D.A Press - Brasil. Belo Horizonte. Show do cantor Caetano Veloso no Palacio das Artes.)

Três grandes ícones da MPB, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Paulinho da Viola, que celebram 80 anos em 2022, estão entre os protagonistas dos shows que o brasiliense assistirá neste segundo semestre. Gigante da cultura brasileira, Chico Buarque Holanda é outro destaque na programação musical que ocupará os palcos da capital até novembro.

 

  • Gilberto Gil também celebra 80 anos em Brasília com show Divulgação
  • Gal Costa é a grande atração do festival Coma Marcos Hermes/CB/CB/Divulgação
  • Paulinho da Viola celebra a passagem de 80 anos com samba Ed Alves/CB/D.A Press

A extensa e diversificada relação de espetáculos confirmados gera enorme expectativa do público, ávido por ver, ouvir e aplaudir artistas pelos quais tem admiração e dos quais esteve distante nos últimos dois anos, em razão da pandemia da covid-19. Isso pode ser observado nos últimos dois meses, com presença expressiva e entusiasmada de espectadores em locais onde a música ecoou.

Em 16 de julho, quem for ao Luau do Iate, na orla do Lago Paranoá, poderá curtir o samba de Diogo Nogueira, um dos mais destacados intérpretes desse gênero da nova geração.

O Capital Fest Week, de volta ao Parque de Exposições da Granja do Torto, de 21 a 30 deste mês, vai promover nada menos que 70 shows, tendo como atrações principais as bandas Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Blitz, Raimundos , Detonautas. A elas se juntam grupos do DF como Distintos Filhos, Rock Beats e Surf Sessions.

Em agosto, chama a atenção a impressionante quantidade de shows do line up do Festival Coma, que se espalha pela área da antiga Funarte (ao lado da Torre e TV), entre os dias 4 e 7. Na quinta edição, o evento se torna internacional, com a participação de artistas dos Estados Unidos (Steve Stewart e Cherrie Hu), Canadá (TRP.P), Argentina (Vento do Oriente) e Colômbia (Felipe Grajales).

Mas a estrela é a musa tropicalista Gal Costa. Foram escalados também os consagrados Carlinhos Brown, Vitor Ramil, Gabi Amarantos, Leci Brandão e nomes em ascensão, entre os quais Attoxxá, Maglore, Rico Dalasan, Jovem Dionísio e Bala Desejo, do músico e vocalista carioca Zé Ibarra. A eles se juntam os candangos Pedo Alex, Martinha do Coco, Chinelo de Couro e Samba Urgente.

Mestre do samba

Grande expectativa, igualmente, se forma em relação ao retorno a Brasília de Paulinho da Viola, que cumpre turnê pelo país para celebrar 80 anos, ao lado da filha e cantora Beatriz Rabello e do filho, o cantor e violonista João Rabello. Em 6 de agosto, no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o mestre samba faz uma retrospectiva da vitoriosa carreira, trazendo para o público clássicos da importância de Argumento, Coração leviano, Dança da solidão e Foi um rio que passou em minha vida.

Um dia depois, quem estará na cidade para show no Auditório Planalto do Centro de Convenções é Antonio Zambujo. O cantor e compositor português virá fazer show de divulgação do álbum inspirado no CD que foi importante é o nome em sua formação musical, o de João Gilberto, lançado em 1999.

Quatro Irmãos é o nome do show que Lô Borges, Telo Borges, Flávio e Cláudio Venturini farão, em 23 de agosto, no Laguna (Beira Lago, atrás do Pier 21), para comemorar 50 anos do Clube da Esquina. Eles irão interpretar canções emblemáticas do movimento que ocorreu em Belo Horizonte na década de 1970. No dia seguinte, o lounge do Estádio Nacional Mané Garrincha receberá dois cantores e compositores nordestinos, o pernambucano Alceu Valença e o maranhense Zeca Baleiro. Juntos em cena pela primeira vez, eles mostrarão sucessos das respectivas obras.

Gilberto Gil. que no momento excursiona pela Europa, ao retornar ao Brasil dará sequência à turnê Nós, a Gente. Com concerto em que tem a companhia de filhos, netos e da bisneta, o tropicalista festejará os 80 anos em grande estilo, dia 23 setembro, no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Uma rara oportunidade para ouví-lo, ao lado de familiares, interpretar composições que fazem parte da memória afetiva de muita gente.

Depois de superlotar o Centro de Convenções em 18 de junho, Caetano Veloso volta àquele palco no dia 7 de outubro com o Meu coco, show no qual, além de cantar músicas do álbum homônimo, lançado em dezembro de 2021, faz uma espécie de revisão de sua obra. O repertório traz, desde Avarandado, uma de suas primeiras composições, clássicos como Baby, Odara, Menino do Rio e Reconvexo.

Na estrada com a turnê comemorativa de 25 anos de carreira, o Jota Quest chegará à cidade em 22 de outubro para tocar no lounge do Ginásio Nilson Nelson. Rogério Flausino, Marcus Túlio, PJ, Paulinho Fonseca e Márcio Buzelim revisitam hits que emplacaram, como Amor maior, Dias melhores, Fácil e Só hoje.

Parceiros em belas canções — algumas delas ouvidas na trilha sonora da novela Pantanal —, Renato Teixeira e Almir Sáter percorrem o país com o recital de voz e violão intitulado Romaria. Este clássico, imortalizado na voz de Elis Regina, e mais Amanheceu, Amizade sincera, Boiada, Chalana, Comitiva Esperança, Cuitelinho e Trem do Pantanal serão ouvidas por quem for assisti-los em 4 de novembro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.

Após dois anos sem ocorrer, a Exposição Agropecuária de Brasília (Expoabra) estará de volta à Granja do Torto em setembro, tendo entre os destaques a parte musical, com artistas sertanejos. Na abertura da programação, no dia 9, se apresentarão Tarcísio do Acordeon, João Gomes, Vitor Fernandes e Marcynho Sensação. Na sequência haverá shows de Zé Neto & Cristiano, Murilo Huff, Gustavo Mioto e Sevenn (dia 10), Wesley Safadão, Diego & Victor Hugo e Zé Felipe (dia 10), Maiara & Maraísa, Hugo & Guilherme e Hungria. Antes e depois dos shows entrarão em ação os DJs Gustavo Carvalho e Renê Ricochet.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação