PINTURA

Rosto de mulher escondida em obra famosa de Picasso é revelado

Uma terceira pessoa também foi identificada em uma cada mais baixa da pintura

Após tirarem imagens de raio-x e infravermelho da obra, que retrata um amigo escultor de Picasso, os conservadores do instituto conseguiram revelar a pintura de uma mulher -  (crédito: Divulgação/Instituto de Arte Courtauld)
Após tirarem imagens de raio-x e infravermelho da obra, que retrata um amigo escultor de Picasso, os conservadores do instituto conseguiram revelar a pintura de uma mulher - (crédito: Divulgação/Instituto de Arte Courtauld)

Por meio de uma tecnologia avançada de análise de imagem, uma mulher misteriosa foi descoberta sob o Retrato de Mateu Fernández de Soto (1901), pintura do Período Azul do artista Pablo Picasso. A revelação foi feita por especialistas do Instituto de Artes Courtauld, na Grã-Bretanha.

Mulher misteriosa é descoberta em retrato de Pablo Picasso
O "Retrato de Mateu Fernández de Soto" faz parte do Período Azul de Picasso, onde as telas eram inspiradas, em parte, pelo suicídio de um amigo do artista, Carlos Casagemas (foto: Divulgação/Instituto de Arte Courtauld)

"Há muito tempo suspeitamos que havia outra pintura por trás do retrato de De Soto porque a superfície da obra tem marcas e texturas reveladoras de algo abaixo", disse Bernaby Wright, vice-diretor da Galeria Courtauld, em uma declaração. "Agora sabemos que esta é a figura de uma mulher. Você pode até começar a distinguir a forma apenas olhando para a pintura a olho nu. A maneira de Picasso trabalhar para transformar uma imagem em outra e ser um metamorfo estilístico se tornaria uma característica definidora de sua arte, o que ajudou a torná-lo uma das figuras gigantes da história da arte. Tudo isso começa com uma pintura como esta."

Após tirarem imagens de raio-x e infravermelho da obra, que retrata um amigo escultor de Picasso, os conservadores do instituto conseguiram revelar a pintura de uma mulher, muito provavelmente criada alguns meses antes da pintura ser concluída. É apontado uma semelhança entre ela e outras obras de Picasso que retratam mulheres, como Mulher com Braços Cruzados (1902) e A Bebedora de Absinto (1901).

Pesquisas e análises mais aprofundadas deverão ser feitas para desvendar mais informações sobre a mulher misteriosa, mas não é certeza de que a identidade será estabelecida, podendo ter sido uma modelo, amiga ou até amante de Picasso, ou uma mulher melancólica sentada em um bar.

As imagens também revelaram evidências de uma outra cabeça em um nível mais baixo na pintura, podendo significar que a tela havia sido retrabalhada. Picasso não tinha muito dinheiro, então, frequentemente ele reutilizava telas. Ao longo do tempo, essa técnica de pintar uma obra sobre a outra foi abraçada pelo artista.

Mulher misteriosa é descoberta em retrato de Pablo Picasso
As imagens também revelaram evidências de uma outra cabeça em um nível mais baixo na pintura (foto: Divulgação/Instituto de Arte Courtauld)

“Esta é realmente uma imagem de grande complexidade, revelando seus segredos ao longo dos anos", afirmou Kerstin Richter, diretora da coleção Oskar Reinhart. "Quando Oskar Reinhart a adquiriu em 1935, ela era simplesmente considerada um retrato de um entalhador desconhecido. Agora não apenas conhecemos a personalidade retratada, sua importância na vida de Picasso após a morte de seu amigo mais próximo, mas também podemos visualizar o processo de desenvolvimento artístico do jovem pintor camada por camada.”

O Retrato de Mateu Fernández de Soto faz parte do Período Azul de Picasso, em que as telas eram inspiradas, em parte, pelo suicídio de um amigo do artista: Carlos Casagemas. Picasso montou um estúdio nos quartos onde o amigo morou em Paris. Mateu Fernández de Soto, escultor espanhol, também era amigo de Picasso e, no outono de 1901, chegou à cidade para ficar hospedado no novo estúdio do artista, onde o retrato foi feito.

* Estagiário sob a supervisão de Roberto Fonseca

  • Mulher misteriosa é descoberta em retrato de Pablo Picasso
    As imagens também revelaram evidências de uma outra cabeça em um nível mais baixo na pintura Foto: Divulgação/Instituto de Arte Courtauld
  • Mulher misteriosa é descoberta em retrato de Pablo Picasso
    O "Retrato de Mateu Fernández de Soto" faz parte do Período Azul de Picasso, onde as telas eram inspiradas, em parte, pelo suicídio de um amigo do artista, Carlos Casagemas Foto: Divulgação/Instituto de Arte Courtauld
João Ribeiro*
postado em 13/02/2025 13:10 / atualizado em 13/02/2025 13:11
x