
Com obras que tratam de temas como migração, identidade e pertencimento, questões que fazem parte de sua própria vivência, o artista cubano David Alfonso leva o resultado de residência à galeria Pé Vermelho, em Planaltina. A exposição reúne obras repletas de simbolismos que remetem às origens e memórias afetivas do artista. Alfonso nasceu em Santa Clara, um município de Cuba, em 1980, e se mudou para o Brasil em 2007. Atualmente, reside e trabalha em Recife (PE).
Leia também: Chico Buarque recebe alta nesta quinta-feira após internação
A exposição conta com pinturas, instalações e desenhos, e explora a relação entre três elementos: memória, território e êxodo. A mostra teve como inspiração a frase “Sair da ilha para ver a ilha”, de José Saramago. David utiliza a ilha como ponto de referência para representar algumas contradições, como o espaço de liberdade e confinamento.
Leia também: Confira os principais anúncios do State of Play de junho
O artista participou de uma residência no Pé Vermelho entre os meses de maio e junho, período durante o qual preparou a exposição de conclusão que será exibida. O processo criativo do cubano foi alimentado pelas histórias de migração que têm o Distrito Federal como personagem.
Leia também: Festival Saracura une música, capoeira, acessibilidade e natureza
O Pé Vermelho- Espaço Contemporâneo é um espaço que propõe a produção e promoção de artes, além da formação de artistas. O programa tem o objetivo de formar pessoas em situação periférica e impulsionar sua produção. Além disso, o espaço colabora para que artistas iniciantes entrem em contato com os mais experientes.
Leia também: Ex-affair de Madonna, cantor gospel Estevan viraliza como "varão valoroso"
Serviço
Mostra de conclusão de residência artística de David Alfonso
Visitação até 5 de julho, de quinta a sábado, das 17h às 21h, no Pé Vermelho – Espaço Contemporâneo (Planaltina/DF). Entrada gratuita mediante agendamento pelo e.mail. Classificação indicativa livre.
Saiba Mais
Diversão e Arte
Diversão e Arte
Diversão e Arte