Humor, ritmo e improvisos. Essas são características fundamentais da palhaçaria, tema da peça Le Porpusa, do coletivo Nutra Teatro. O grupo se apresenta nesta quinta (23/10), às 16h, na Escola 26 de Setembro, em Taguatinga. Apresentação restrita aos alunos.
Porpusa, onomatopeia criada pelo grupo, faz referência a famílias circenses que utilizam o sobrenome para designar espetáculos. A palavra vem das sílabas iniciais dos sobrenomes de João Porto e Paula Salas, fundadores do Nutra Teatro, e Ricardo Puccetti, do Lume Teatro (SP), que dirige a peça.
O espetáculo é inspirado por mambembes e artistas saltimbancos, que circulavam pelas cidades com show de variedades. Assim como nessas apresentações itinerantes, Le Porpusa “traz bastante música, de forma leve e cômica”, diz Paula Sallas. “Tudo isso foi feito a partir da pesquisa que temos em palhaçaria e comédia física”, completa.
“É muito gratificante fazer essa circulação no DF, se apresentar em espaços não convencionais, levar o teatro para escolas. Com isso, alcançamos um público que normalmente não tem o costume de assistir a esses espetáculos”, comenta João Porto.
Em 17 novembro, o grupo Nutra Teatro apresenta Canoa de encantos no Galpão do Riso, em Samambaia, que encerra o ciclo comemorativo dos 19 anos do coletivo brasiliense. As apresentações fazem parte do projeto Manutenção de Grupos, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
Serviço
Le Porpusa (Nutra Teatro), hoje, às 16h, na Escola 26 de Setembro, em Taguatinga. Apresentação restrita aos alunos.
*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel
Saiba Mais
-
Diversão e Arte Globo acerta detalhes de primeira novela vertical com Jade Picon na pele da grande vilã
-
Diversão e Arte Globo anuncia substituta de A Viagem
-
Diversão e Arte Lore Improta e Léo Santana anunciam que estão à espera do segundo filho
-
Diversão e Arte Patrícia Poeta ganha colar que foi de Hebe ao vivo do filho da apresentadora
