BBB26

BBB 26: Fala de Solange Couto sobre Bolsa Família gera críticas; entenda

Atriz não citou o nome do programa, mas internautas acreditam que comentário se refere ao Bolsa Família. Para a concessão do benefício social, o estudante precisa estar na escola

Na primeira noite do Big Brother Brasil 26, fala da atriz Solange Couto, representante do grupo Camarote, sobre benefícios sociais repercutiu na internet. Apesar de não citar o nome do programa, internautas apontam que artista se referia ao Bolsa Família no comentário feito na noite de segunda-feira (13/1). 

Na fala, Solange Couto relata que viu uma “figura política importante” dizendo a uma criança que “é melhor você ter filhos que estudar”. “Eu vi uma garota dizendo assim: ‘Dona fulana, eu passei para a quinta série, eu quero completar, mas aqui na cidade não tem’. Essa pessoa de poder virou e falou assim para a menina: ‘Você tem benefícios, é melhor você ter filhos que estudar!’. Eu não vou dizer o nome do benefício, mas eu vi, ninguém me contou”, relatou. 

“É muito difícil quando um adolescente diz que quer estudar e escuta de uma pessoa mais velha que é melhor que ela procrie por conta do benefício”, continua. O comentário gerou críticas na internet, que acusam a atriz de disseminar desinformação e afirmar que benefícios sociais desestimula jovens a estudar.

No caso do Bolsa Família, a frequência escolar dos filhos é obrigatória. Para o recebimento do benefício, é necessário que crianças de 4 a 5 anos cumpram a frequência de 60%, a exigência é de 75% para os filhos de 6 a 18 anos. Também é necessário que as crianças de até 7 anos esteja com a carteira de vacinação em dias e que as gestantes façam o pré-natal, além do acompanhamento nutricional, de peso e altura, feito pelos agentes do programa. 

Importante salientar que o benefício é recebido pelo responsável familiar (RF), referenciado no Cadastro Único (CadÚnico). No caso citado pela atriz, a evasão escolar por parte da adolescente resultaria no fim do recebimento do Bolsa Família pelos pais ou responsáveis. A frequência escolar não é exigida ao responsável familiar, no entanto, mesmo se tivesse filhos, a jovem citada não conseguiria se cadastrar como RF por não atingir a idade mínima de 16 anos.

Além do Bolsa Família, o programa Pé de Meia, também atrelado ao CadÚnico, exige a manutenção dos estudos. Nesse caso, o benefício é depositado na conta do estudante de ensino médio, que deve estar devidamente matriculado e comprovar frequência nas aulas.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Antes do relato, Solange afirmou não ter partido político. “Não tenho lado nenhum e minha religião é Deus. Não discuto gosto, religião, time de futebol e o brioco… Cada um tem o seu!”, relatou. 

Embora não esteja filiada atualmente, a atriz chegou a ser anunciada como candidata a deputada estadual no Rio de Janeiro pelo Partido Social Liberal (PSL), mas renunciou à candidatura em 2014. Partido de Jair Bolsonaro em 2018, o PSL sofreu um racha político entre os apoiadores do então presidente e do líder do grupo, Luciano Bivar. A disputa resultou na saída de Bolsonaro e aliados para o PL, além da criação do União Brasil, fusão entre os políticos que seguiram no PSL e o Democratas (DEM).

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2025/04/7121170-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html

 

Mais Lidas