O estilista italiano Valentino Garavani morreu aos 93 anos nesta segunda-feira (19/1). A informação foi confirmada na agência italiana Ansa. O designer morreu em casa, em Roma, informou a agência.
Leia também: Valentino deixa legado eterno ao unir referências francesa e italiana
Fundador da grife Valentino, Garavani também teve a morte comunicado por meio da Fundação Valentino Garavani e por Giancarlo Giametti, companheiro, empresário e sócio de longa data do estilista, com quem fundou a marca da luxo.
O italiano, ao longo do século 20, se consolidou como um dos principais nomes da alta-costura. Conhecido pelo sobrenome, exibiu criações por meio de modelos componentes da elite internacional. Exemplos são Elizabeth Taylor, Nant Reagan, Julia Roberts e Sharon Stone.
O estilista era conhecido pelas minúcias e pelo esforço com a impecabilidade da própria imagem. Ele esbanjava luxo, tanto na passarela quanto na vida pessoal. Detalhes marcantes eram a pele bronzeada, na cor de caramelo, e o costumeiro penteado.
Ele é creditado como responsável por moldar a percepção moderna de elegância na moda italiana. Chegou a ser apelidado como "o último imperador" em um documentário que levou o mesmo nome, lançado em 2008.
*Com informações da Agência France-Press
Saiba Mais
