FESTIVAL DE GRAMADO

Cinema de Brasília brilha e ganha prêmios no 54º Festival de Cinema de Gramado

Com exibição de 61 filmes e público de 20 mil pessoas, evento consagrou grandes produções e talentos do cinema nacional

O ator Christian Malheiros dividiu o prêmio de Melhor Ator da 54ª edição do festival por sua atuação no filme brasiliense 'Justino'. -  (crédito: Divulgação/Mercado Filmes)
O ator Christian Malheiros dividiu o prêmio de Melhor Ator da 54ª edição do festival por sua atuação no filme brasiliense 'Justino'. - (crédito: Divulgação/Mercado Filmes)

O 54º Festival de Cinema de Gramado chegou ao fim no sábado (22/8), após quase duas semanas de programação na Serra Gaúcha. Atualmente, a mostra é considerada o maior e mais tradicional festival de cinema do país.

Com apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura e da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/1991), o festival exibiu 61 filmes, distribuídos em dez mostras, e reuniu artistas, cineastas, estudantes, jornalistas e profissionais do audiovisual. Estima-se que cerca de 20 mil pessoas tenham participado das sessões realizadas no Palácio dos Festivais e no Hotel Serrazul.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

A premiação 

Um dos principais símbolos do Festival de Cinema de Gramado são os famosos Kikitos, troféus concedidos aos vencedores das mostras competitivas. Os filmes são avaliados por um júri técnico, responsável pela escolha dos destaques em diferentes categorias.

Ao todo, foram entregues 59 prêmios na 54ª edição do festival, sendo 40 Kikitos, além de mais de R$ 500 mil em premiações.

Em 2026, o Kikito de Melhor Filme foi conquistado pelo longa-metragem mineiro Nosso Segredo, dirigido por Grace Passô. A produção também levou outros dois prêmios:

  • Melhor Fotografia: Wilssa Esser
  • Melhor Direção de Arte: Lucas Osório

O grande vencedor da noite foi o cearense Feito Pipa, dirigido por Allan Deberton. O filme recebeu cinco prêmios:

  • Melhor Longa-Metragem Brasileiro pelo Júri Popular
  • Melhor Direção: Allan Deberton
  • Melhor atriz: Teca Pereira
  • Melhor Ator Coadjuvante: Lázaro Ramos
  • Menção honrosa de de Longa-metragem Brasileiro: Yuri Gomes.

Já o prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro pelo Júri da Crítica foi para a coprodução mineira, paulista e potiguar Leite em Pó, de Carlos Segundo. O filme também conquistou os troféus de Melhor Roteiro, para Carlos Segundo e Rafael Copel, e Melhor Desenho de Som, para Waldir Xavier.

O 54º Festival de Cinema de Gramado teve apresentação de Roger Lerina, Marla Martins e do ator e diretor Silvio Guindane. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo Canal Brasil, na televisão e na página da Gramadotur no YouTube.

Brasília em Gramado 

Brasília também teve destaque na premiação com Justino: Nos Bastidores do Reino, título selecionado para a competição de 2026. Dirigido por José Eduardo Belmonte, o longa conta a história de Justino, um jovem periférico que encontra na igreja neopentecostal uma oportunidade de mudar de vida.

Baseado no livro Bastidores do Reino, de Mário Justino, o filme levou o Kikito de Melhor Montagem, concedido a Belmonte e ao editor André Finotti.

A produção brasiliense também foi reconhecida nas categorias de atuação. Christian Malheiros, que interpreta o protagonista Justino, recebeu o Kikito de Melhor Ator. José Loreto foi premiado na mesma categoria por sua atuação em Chorão: Só os Loucos Sabem.

Ainda entre os prêmios de atuação, a atriz Onna Silva recebeu uma Menção Honrosa de Longa-Metragem Brasileiro por seu trabalho em Justino: Nos Bastidores do Reino.

Veja lista completa de vencedores: 

  • Melhor Filme: Nosso Segredo, de Grace Passô
  • Melhor Longa-metragem Documentário: Gonzaguinha, da Maior Liberdade, de Susanna Lira
  • Menção Honrosa Documentário: Empeleitada
  • Melhor Filme pelo Júri Popular: Feito Pipa, de Allan Deberton
  • Melhor Filme pelo Júri da Crítica: Leite em Pó, de Carlos Segundo
  • Melhor Direção: Allan Deberton por Feito Pipa
  • Melhor Atriz: Teca Pereira por Feito Pipa
  • Melhor Ator: José Loreto por Chorão: Só os Loucos Sabem e Christian Malheiros por Justino: Nos Bastidores do Reino
  • Menção Honrosa: Yuri Gomes por Feito Pipa
  • Menção Honrosa: Onna Silva por Justino: Nos Bastidores do Reino
  • Melhor Roteiro: Carlos Segundo e Rafael Copel por Leite em Pó
  • Melhor Fotografia: Wilssa Esser por Nosso Segredo
  • Melhor Ator Coadjuvante: Lázaro Ramos por Feito Pipa
  • Melhor Atriz Coadjuvante: Naruna Costa por Pele de Rinoceronte
  • Melhor Desenho de Som: Waldir Xavier por Leite em Pó
  • Melhor Trilha Musical: Otávio de Moraes por Chorão: Só os Loucos Sabem
  • Melhor Direção de Arte: Lucas Osório por Nosso Segredo
  • Melhor Montagem: André Finotti e José Eduardo Belmonte por Justino: Nos Bastidores do Reino

  • Google Discover Icon
postado em 23/08/2026 10:48 / atualizado em 23/08/2026 10:53
x