O deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP) destacou as oportunidades e os desafios que surgem com a Inteligência Artificial durante o 3º Brasília Summit: Inovação, tecnologia e data centers, evento realizado pelo Lide e pelo Correio Braziliense, nesta terça-feira (30/9). Na opinião do parlamentar, o mundo será cada vez mais digital e as mudanças serão cada vez mais rápidas, com a ajuda da IA.
Lippi apontou que o mundo vive um momento histórico na tecnologia mas para o Brasil não perdê-lo, terá que investir no capital humano. “Não é possível você fazer digitalização sem gente. Nós estamos com falta de mais de meio milhão de pessoas e as empresas não conseguem se digitalizar, avançar, por falta de gente preparada. Capital humano é sempre essencial”, destacou.
Segundo ele, o país carece de profissionais com formação na área de Inteligência Artificial. "Nós vamos precisar de gente preparada para trabalhar com isso. As máquinas sozinhas não fazem (o trabalho). É preciso sempre que o ser humano esteja ali, o talento, a criatividade do ser humano”, comentou o parlamentar.
- Leia também: Dados moldam economia como petróleo no século passado, diz Paulo Octávio
- Leia também: X-Via defende integração digital para aproximar governo e cidadão
Para o deputado, a IA promoverá um grande avanço na economia. “Nós estamos falando de um impacto na economia do país de algo estimado entre 13 e 17% do PIB. Isso faz a gente falar em algo superior a R$ 2 trilhões a mais do PIB brasileiro nos próximos 13 anos”, comentou.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais
-
Economia Ex-secretário de Justiça de SP diz que IA é "maior criação humana" depois da internet
-
Economia Deputada cobra investimento em "inteligência humana" para o Brasil no mapa da IA
-
Economia X-Via defende integração digital para aproximar governo e cidadão
-
Economia "Invistam na bolsa de valores": a polêmica iniciativa do governo alemão voltada para crianças e adolescentes
-
Economia IA é indispensável para o setor bancário, afirma presidente da Febraban
-
Economia Inteligência artificial marca debates na Futurecom 2025
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
