Investigação

Mapa participa de operação para coibir produtos veterinários desviados para uso ilegal

Mais de 2 mil frascos de cetamina que seriam usados indevidamente para gerar lucro ilícito foram apreendidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

Operação "Filling the Gap" mirou em organização criminosa que atuava desviando produtos veterinários em SP, MT, MG e RJ -  (crédito: Ministério da Agricultura e Pecuária )
Operação "Filling the Gap" mirou em organização criminosa que atuava desviando produtos veterinários em SP, MT, MG e RJ - (crédito: Ministério da Agricultura e Pecuária )

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu mais de 2.199 frascos de medicamentos à base de cetamina, anestésico de uso exclusivo veterinário, e outros 2.640 produtos de uso controlado, nos dias 3 e 4 de dezembro. A operação “Filling the Gap” foi realizada em parceria com as Polícias Civis do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que atuava nacionalmente desviando produtos veterinários à base de cetamina para uso como droga, por meio de médicos veterinários cadastrados e estabelecimentos registrados no Mapa. 

Foram cumpridos mandados de busca, apreensão e prisão no Paraná e em São Paulo, além de fiscalizações em estabelecimentos agropecuários e veterinários localizados em São José do Rio Preto, Indaiatuba, Campinas e Estiva Gerbi, em São Paulo; Belo Horizonte, Minas Gerais; Várzea Grande, Mato Grosso; e Macaé, no Rio de Janeiro.

Os frascos de cetamina — anestésico geral injetável amplamente utilizado na medicina veterinária — seriam revendidos como droga recreativa, podendo atingir valor até quatro vezes superior ao preço original, gerando lucro ilícito aos envolvidos. As apreensões representaram um prejuízo estimado em mais de R$ 1.957.350,00 aos infratores.

Todos os estabelecimentos envolvidos foram autuados e alguns tiveram a comercialização de produtos veterinários sujeitos ao controle especial suspensa. 

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

  • Google Discover Icon
CY
postado em 05/12/2025 15:07 / atualizado em 05/12/2025 15:09
x