
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu três mandados de busca e apreensão em Fernandópolis, São Paulo, contra três investigados por fraudes no sistema de emplacamento de veículos no DF. Foram apreendidos veículos importados de luxo e equipamentos eletrônicos que serão submetidos à perícia técnica para extração de dados e identificação de provas. A ação também resultou no bloqueio de valores nas contas correntes dos investigados.
A investigação teve início a partir de um relatório técnico do Detran/DF, que identificou irregularidades nos procedimentos de primeiro emplacamento de veículos pesados. Os criminosos usavam credenciais fraudulentas para burlar os bloqueios automáticos do sistema e fazer registros sem o pagamento de taxas e vistorias técnicas obrigatórias.
Os investigados usavam empresas de fachada e revenda dos veículos para aparentar legitimidade das transações. Para acessar os sistemas, eles utilizaram o sistema de VPN para mascarar a origem das conexões e transferiram os veículos para outras cidades para dificultar o rastreamento. Os valores ilegais obtidos eram convertidos em criptomoedas, caracterizando, segundo a PCDF, lavagem de dinheiro.
Durante o cumprimento da operação na manhã desta quarta-feira (3/12), feita pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos, do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DRCC/DECOR) com apoio operacional da Polícia Civil do Estado de São Paulo, os criminosos foram localizados em casas de luxo.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Os alvos da operação responderão por invasão de dispositivo informático, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas máximas somadas podem chegar a 17 anos de prisão, além de multas. A investigação segue em curso para identificar outros envolvidos no esquema, mapear as fraudes praticadas e analisar o material apreendido.

Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF