Faltam apenas seis meses para o começo dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e os amantes de esportes já estão ansiosos para acompanhar a competição. O local está definido, os atletas já estão a todo vapor na preparação e o mascote também já foi divulgado para o maior evento esportivo do mundo.
O mascote escolhido para os jogos fugiu da habitual escolha de um animal ou de algo associado ao país e mirou em uma escolha de "ideal". Os mascotes, nomeados de Phryges, fazem referência aos barretes frígios, uma espécie de gorro que representa a liberdade para os franceses.
Esses barretes são um símbolo de liberdade muito importante da história francesa e também da República nas instituições francesas. Ícones do país como moedas e selos carregam os gorros em seus desenhos.
- Paris-2024: 10 curiosidades sobre as olímpiadas a seis meses dos jogos
- Um ano para Paris-2024: quem são os candidatos do Brasil ao pódio
- Paris-2024: CazéTV anuncia transmissão com 500 horas ao vivo das Olimpíadas
Além da referência aos gorros, os mascotes contam também com um olho expressivo e desafiador feitos de uma "coroa da França", um nó de laços que é o ornamento nacional francês.
On vous présente la Phryge Olympique et la Phryge Paralympique !
— Paris 2024 (@Paris2024) November 14, 2022
Les mascottes de #Paris2024 ?
Sportives, fêtardes… et françaises ????????
Here are the Olympic Phryge and the Paralympic Phryge!
The #Paris2024 mascots ?
They are sporty, love to party... and are so French ???????? pic.twitter.com/plupKzQqNs
"Elas são as protagonistas de uma grande tribo, são parte da família de Phryges. Elas existem há milhares de anos e estavam presentes durante vários eventos-chave na história da França", explicou a Diretora de Marca de Paris 2024 Julie Matikhine durante evento em 2022.
"Agora elas retornaram para este grande evento na França (os jogos olímpicos e paralímpicos) para liderar uma missão de revolução pelo esporte. O objetivo é mostrar que o esporte pode mudar tudo na sociedade, que o esporte e seus valores podem fazer grandes coisas. É sobre fraternidade, solidariedade e ajuda a sociedade a crescer", pontuou na data.
As olimpíadas e os Jogos Paralímpicos vão carregar esse símbolo de liberdade em seus respectivos mascotes a Phryge Olímpica e a Phryge Paralímpica, que tem uma deficiência visível também como uma mensagem: a da promoção da inclusão.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br