VÔLEI

A contragosto de Bernardinho, Brasil estreia em casa na VNL

Mentor de seis campanhas com medalhas em Jogos Olímpicos revela desejo de iniciar campanha no torneio longe da pressão do Rio de Janeiro. Primeiro desafio é contra o Irã, nesta quarta (11/6), às 17h30

O oposto Darlan é um dos seis remanescentes da campanha em Paris -  (crédito: Mauricio Val/FV Imagem/CBV)
O oposto Darlan é um dos seis remanescentes da campanha em Paris - (crédito: Mauricio Val/FV Imagem/CBV)

Ao deixar a Arena Paris Sul após a eliminação para os Estados Unidos nas quartas de final da última edição dos Jogos Olímpicos, Bernardinho sabia que a cobrança sobre ele e sobre a Seleção Brasileira masculina nunca mais seriam as mesmas. Aquele 5 de agosto de 2024 marcou a primeira despedida do líder sem medalha em uma edição de Jogos e ausência do país de disputa por pódio, o que não acontecia desde Sydney-2000. Os fatos reverberam neste 11 de junho, dia da estreia na Liga das Nações de Vôlei (VNL), contra o Irã, às 17h30. Apesar de acostumado às críticas e pressão, o dono da prancheta gostaria que o início do novo ciclo fosse longe do Rio de Janeiro. 

Bernardinho orquestra a Seleção em quatro partidas, no Maracanãzinho, nesta primeira semana da Liga das Nações no Brasil. Depois do duelo contra o Irã, terá pela frente Cuba, Ucrânia e Eslovênia. "Eu não queria começar aqui, porque é uma posição que o novo grupo não precisava passar em nenhum lugar", argumentou o treinador, durante a CBC & Clubes Expo, em Campinas (SP). "É um ano duro no qual a gente vai sofrer, vai ter pressão. Se nós soubermos entender isso como forma de fortalecer e criar casca para chegar, legal", emenda. 

O receio de Bernardinho é a exposição e desgaste mental dos atletas, pois está trabalhando com uma geração diferente das campeãs em Atenas-2004 e Rio-2016. "Já senti de alguns que pensam: 'Para que eu vou ver isso?' Hoje, o garoto consegue um dinheiro na mídia social, no clube e pensar para que precisar ir à Seleção? Para que vai lá ficar exposto? A pessoa não querer ir. Para mim, é compreensível, mas é uma nova realidade. Alguém estava disposto a fazer o que fosse para estar lá. Hoje, não é mais uma realidade. Tanto que alguns me recusaram a ir para Seleção. Pô, é um direito que eles têm, mas é um novo mundo. A gente tem que tentar tirar o melhor do novo mundo que a gente tem", desabafa. 

Hoje, Bernardinho terá 14 jogadores. Seis estiveram em Paris — Cachopa, Darlan, Honorato, Lukas Bergmann, Adriano e Flávio. A renovação passa pelo DF. Levantador campeão da Superliga pelo Cruzeiro, Matheus Brasília está na briga. Ele não terá a concorrência do experiente Bruninho, que indicou a aposentaria da equipe em 2024.

Não há moleza na chave do Brasil. O Irã tem um trabalho de base vitorioso em duas das últimas três edições do Mundial Sub-21. “É uma geração boa, tem um grande treinador. A Eslovênia é um time que está chegando permanentemente, fez quartas de final de Olimpíada. O maior contrato do Japão é um cubano, o López, que era do Cruzeiro, espetacular”, analisa Bernardinho. 

Formato 

A Liga das Nações é disputada por 18 seleções, divididas em três grupos de seis, com cada uma disputando 12 jogos. A primeira fase é dividida em três semanas, em três sedes diferentes. Paralelamente à disputa de abertura no Rio de Janeiro, Quebec (Canadá) e  Xi'an (China) recebem partidas. As oito melhores equipes da classificação geral avançam às quartas de final. 

Criada em 2018, a Liga das Nações de Vôlei substitui o Grand Prix. Presente em todas as edições, o Brasil ostenta a medalha de ouro da edição de 2021. Nesta temporada, desafia a hegemonia de europeus. Atual bicampeã olímpica, a França defende o título e busca o tri. Vice na Olimpíada, a Polônia ensaia repetir a campanha de 2021 e retomar o lugar mais alto do pódio. 

Agenda do Brasil 

Quarta-feira (11/6)

17h30 Brasil x Irã

Quinta-feira (12/6)
17h30 Brasil x Cuba

Sábado (13/6)
10h Brasil x Ucrânia

Domingo (14/6)
10h Brasil x Eslovênia

Transmissão: SporTV2 todos os jogos e Globo no domingo 

postado em 11/06/2025 10:00 / atualizado em 11/06/2025 17:11
x