Futebol feminino

Brasil sofre virada da França no último amistoso antes da Copa América

Seleção larga em vantagem com Luany e Kerolin, mas vê Geyoro e Katoto incendiarem a partida com a reação para o triunfo por 3 x 2. Brasil volta a campo em 13 de julho, contra a Venezuela

A meio-campista Luany abriu o placar para o Brasil aos sete minutos do primeiro tempo -  (crédito: Livia Villas Boas / CBF)
A meio-campista Luany abriu o placar para o Brasil aos sete minutos do primeiro tempo - (crédito: Livia Villas Boas / CBF)

No último amistoso antes da Copa América Feminina, o Brasil sofreu a virada por 3 x 2 diante França, nesta sexta-feira (27/6), em Grenable. A Seleção Canarinho marcou dois gols no início da partida, com a jovem Luany e a atacante Kerolin. A virada das europeias passou pelos pés da meia Greyoro, balançando a rede duas vezes. O terceiro das anfitriãs foi anotado por Katoto. 

A Seleção Brasileira agora direciona todas as atenções para a Copa América. Maior campeão do torneio, com oito títulos em nove edições, o Brasil estreia contra a Venezuela, em 13 de julho. Depois, encara Bolívia, Paraguai e Colômbia pela primeira fase. O torneio será realizado no Equador. 

Após concluir a bateria de amistosos, a França coloca o foco na Eurocopa Feminina. Semifinalistas em 2022, Les Bleues buscam o primeiro título. A saga começa em 5 de julho, contra a Inglaterra. Durante a fase de grupos, também enfrentará País de Gales e Holanda.

Com gosto de revanche para as francesas, a partida foi o primeiro encontro das seleções desde os Jogos Olímpicos de Paris-2024, quando a amarelinha eliminou a França nas quartas de final do torneio.

"Ficamos com um sentimento de que faltou muito pouco. O Brasil foi muito superior no primeiro tempo, puxo a responsabilidade desde o primeiro tempo, principalmente com as atacantes, inclusive eu, de caprichar mais e fazer o gol. Mas, não fizemos. O futebol é eficiência, a França foi mais eficiente. Saio muito orgulhosa da postura do time, como entramos no jogo e o plano estava dando certo, faltou caprichar. Poderíamos ter feito diferente, mas estou orgulhosa", destacou Kerolin, ao SporTV.

O jogo

Jogando com as linhas altas, o Brasil começou o duelo contra as francesas pressionando as adversárias. Após assistência de Kerolin, a meia Luany mostrou o talento ao abrir o placar para as brasileiras aos sete minutos. No lance seguinte, a atacante apareceu novamente para ampliar o placar. Kerolin limpou a marcação e balançou as redes do Estádio dos Alpes. O domínio verde-amarelo proporcionou para a goleira Lorena assistir à partida de "camarote premium", sem sujar o uniforme. Nos minutos finais, Geyro aproveitou a sobra de Lorena para diminuir a vantagem no marcador.

No segundo tempo, o cenário em Grenoble foi diferente. O time da França voltou mais incisivo, apesar da atenção brasileira em campo. Geyoro apareceu novamente para igualar. Com sequência de chances desperdiçadas, a equipe de Arthur Elias entrou em um momento de desorganização. De bola parada, a atacante Katoto cabeceou e, livre de marcação, incendiou a arquibancada com a virada francesa. 

Ficha técnica

Amistoso preparatório
França 3 x 2 Brasil

Data e horário: 27/6 (sexta-feira), às 16h10
Local: Estádio dos Alpes, em Grenoble, França
Arbitragem: Ewa Augustyn (PL)

França
Peyraud-Magnin; Élisa de Almeida, Maëlle Lakrar (Sombath), Sandy Baltimore (Malard)e Selma Bacha ; Gace Geyoro e Thiniba Samoura; Sakina Karchaoui (N'Dongala), Diani Kadidiatou (Cascarino) e Sandie Toletti (Jean-Francois); Clara Mateo (Katoto). Técnico: Laurent Bonadei.
Gol: Geyoro (2x) e Katoto

Brasil
Lorena; Isa Haas (Tarciane), Mariza, Fê Palermo e Luany; Yasmin (Fatima Dutra), Duda Sampaio e Angelina; Marta (Johnson), Gio Garbelini - lesionada (Dudinha; Amanda Gutierres) e Kerolin. Técnico: Arthur Elias.
Cartões amarelos: Angelina, Luany e Mariza
Gols: Luany e Kerolin

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

postado em 27/06/2025 18:40 / atualizado em 27/06/2025 18:54
x