Jogos Pan-Americanos

Assunção vence combo Rio/Niterói e receberá o Pan em 2031

Paraguai é eleito sede do principal evento olímpico das Américas pela primeira vez; candidatura do Paraguai era favorita e prevaleceu por 28 x 24

Paraguai receberá os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez -  (crédito: Divulgação/Panam)
Paraguai receberá os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez - (crédito: Divulgação/Panam)

A candidatura Rio/Niteroi perdeu para Assunção na votação realizada nesta sexta-feira, em Santiago, no Chile, e o Paraguai receberá os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez em 2031. Palco do Pan Júnior neste anos, a capital paraguaia perdeu por 28 x 24.

O Brasil tentava abrigar o evento pela terceira vez depois de São Paulo-1963 e Rio-2007. Os Jogos voltarão a Lima em 2027 e desembarcarão em Assunção em 2031, um ano depois de o país receber a Copa do Mundo em parceria com Argentina, Uruguai, Espanha, Portugal e Marrocos.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Como foi

Os 41 comitês olímpicos das Américas tiveram direito ao voto. Aqueles que já tiveram cidades-sede do Pan tiveram voto dobrado - além do Brasil, EUA, Canadá, México, Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Venezuela, Peru, Chile e Argentina. Esta será a 21ª edição do Pan, que se iniciou em 1951.
O lema de Assunção na candidatura foi de "não ser apenas um anfitrião, mas um convite a seguir construindo" a partir do Pan de 2031. A capital paraguaia apostou na promessa de uma logística facilitada, com a maioria das competições se concentrando em um raio de 30 minutos de distância, incluindo as instalações da Secretaria Nacional de Desporte e os equipamentos do centro do Comitê Olímpico Paraguaio (COP).
O resultado não foi animador no Pan Júnior e demonstrou que a cidade tem uma série de falhas a corrigir até 2031. A organização sofreu com problemas diversos, desde má gestão da venda de ingressos à falta de espaço adequado para imprensa e acessibilidade. O transporte oficial do Pan sofreu com atrasos e chegou a ser suspenso em dias de chuva.
Mesmo com os problemas do Pan Júnior em Assunção, o COB temia que questões políticas pudessem influenciar na decisão final da Panam, com uma vitória a favor dos paraguaios. Vale destacar que Assunção chegou a se candidatar para receber o Pan de 2027, após a desistência de Barranquilla, na Colômbia.
Entretanto, foi preterida por Lima, no Peru, dado ao curto tempo de preparação, e às mudanças que seriam necessárias na estrutura de Assunção, para receber o Pan.
*Com informações da Agência Estado

  • Google Discover Icon
MP
postado em 10/10/2025 13:15 / atualizado em 10/10/2025 14:31
x