Copa Africana

Jogos para espiões: largada da AFCON terá adversário do Brasil em ação

Primeiro desafio da Seleção Brasileira no Mundial, Marrocos estreia neste domingo (21/12) em casa no torneio continental sob a lupa dos olheiros de Carlo Ancelotti

As estrelas do continente africano entram em ação hoje no esquenta para a Copa do Mundo de 2029 -  (crédito: Divulgação/CAF)
As estrelas do continente africano entram em ação hoje no esquenta para a Copa do Mundo de 2029 - (crédito: Divulgação/CAF)

"Esse papo já tá qualquer coisa, você já tá pra lá de Marrakesh". A canção de Caetano Veloso está na playlist da comissão técnica da Seleção de hoje até o próximo dia 18 de janeiro. Primeiro adversário do Brasil no Grupo C da Copa do Mundo de 2026, Marrocos é o anfitrião da Copa Africana de Nações, torneio continental equivalente à Copa América e à Eurocopa. Quarto colocado há quatro ano no Catar, os Leões do Atlas estreiam neste domingo contra Comores, às 16h (de Brasília), no Estádio Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

A força-tarefa de Carlo Ancelotti e os assistentes para observar Marrocos jogo a jogo é necessária por vários motivos. Como se não bastasse a melhor campanha de um país africano na Copa em 2022, Marrocos deu mais provas de evolução neste ano. Ganhou o Mundial Sub-17 no Chile contra a Argentina, alcaçou as quartas de final no Sub-20 e acaba de conquistar a Copa Árabe disputada no Catar usando praticamente os reservas. No início deste ciclo, o Brasil perdeu amistoso por 4 x 2 sob o comando do interino Ramón Menezes.

A Copa Africana reúne 24 seleções divididas em seis grupos com quatro cada. Além de Comores, Marrocos enfrentará Zâmbia e Mali na primeira fase. Embora não conquiste o título desde 1976, é favorita a destronar a Costa do Marfim e quebrar o tabu de 50 anos.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Um dos motivos é o timaço comandado pelo técnico Walid Regragui. Há mais de uma estrela. Ex-jogador de Carlo Ancelotti no Real Madrid, Bahim Díaz veste a camisa 10, coleciona oito gols em 15 exibições e divide o papel de protagonista com o lateral-direito Achraf Hakimi do Paris Saint-Germain. Curado de uma lesão, ele não está 100%. Entrará aos poucos. Nenhum dos outros 15 países campeões ao menos uma vez tem tantos talentos como os anfitriões.

"Temos que pensar em ganhar todos os três jogos. Marrocos é o mais difícil das equipes do grupo, mas temos que ter confiança", afirmou depois do sorteio no último dia 5. Marrocos ostenta série de 17 jogos invicto. A última derrota foi para o Quênia, em 10 de agosto. Os outros dois joggos do Marrocos na primeira fase serão na sexta-feira contra Mali, às 17h, e no dia 29 diante de Zâmbia, às 16h.

O desafio é sair do campo da tese para a prática. Há dois anos, a Costa do Marfim ganhou o título em casa contra a Nigéria. Venceu por 2 x 1. O embalo da Copa do Mundo não foi suficiente para levar Marrocos além das oitavas de final. A África do Sul venceu por 2 x 0.

Os outros concorrentes de peso no torneio são o heptacampeão Egito de Mohamed Salah, recordista no continente, a Argélia de Riyad Mahrez e Senegal de Sadio Mané. O torneio é terreno fértil para supresas. Zâmbia surpreendeu em 2012.

Um dos maiores fornecedors de pés de obra do mundo, inclusive, para o Brasil, onde jogam, por exemplo, o zagueiro angolano Bastos (Botafogo) e o argelino Billal Brahimi (Santos), o volante camaronês Arnold Kamdem (Sinop-MT) e o lateral-direito do Guinê Carlos Akapo (Amazonas), a Copa Africana de Nações irrita as principais ligas nacionais da Europa.

O Campeonato Francês cedeu 49 convocados ao torneio neste meio de temporada. O Inglês perdeu 32, o Italiano liberou 21, o Alemão abriu mão de 17 e o Espanhol enviou 16. Há estrelas como Amad Diallo (Costa do Marfim) e Bryan Mbeumo (Camarões), ambos do Manchester United; Pierre Emerick Aubameyang (Gabão) do Olimpique de Marselha; Victor Osimhen (Nigéria) do Galatasaray.

Domingo (21/12)

» Grupo A

16h Marrocos x Comores

Segunda (22/12)

» Grupo A

11h Mali x Zâmbia

» Grupo B

14h África do Sul x Angola

17h Egito x Zimbábue

Terça (23/12)

Grupo C

14h30 Nigéria x Tanzânia

17h Tunísia x Uganda

Grupo B

9h30 RD Congo x Benin

12h Senegal x Botsuana

Quarta (24/12)

» Grupo E

9h30 Burkina Faso x Guiné Equatorial

12h Argélia x Sudão

Grupo F

14h30 Costa do Marfim x Moçambique

17h Camarões x Gabão

Transmissão: Band e BandSports

 

  • Google Discover Icon
MP
postado em 21/12/2025 06:00
x