A CBF começou, na última segunda-feira (26/1), a instalação dos equipamentos do sistema de impedimento semiautomático. O sistema, entretanto, ainda não estará disponível para o início do Campeonato Brasileiro, que será nesta quarta-feira. Além disso, a entidade evita cravar uma rodada específica para uso da ferramenta na edição 2026 do campeonato. A informação é do "Uol".
A instalação dos equipamentos faz parte da terceira fase da implementação do projeto, que já envolveu vistoria nos estádios. O sistema, afinal, é capaz de determinar automaticamente qual é o ponto do corpo do atleta que está mais próximo da linha de fundo. Um frame que será importante para definir os impedimentos com mais agilidade e precisão.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O impedimento semiautomático já é utilizado na Copa do Mundo e na Champions League, estará disponível nas temporadas de 2026 e 2027. A novidade, aliás, valerá para todas as partidas do Campeonato Brasileiro da Série A e da Copa do Brasil.
A CBF estima um investimento de R$ 25 milhões no impedimento semiautomático até o fim do contrato. A entidade firmou contrato com a Genius para fornecer o aparato tecnológico e percebeu que até a Premier League, da Inglaterra, demorou a implementar na primeira temporada de anúncio de uso do sistema.
Saiba Mais
-
Esportes Rafinha cobra mudança de postura no São Paulo: "Fui campeão com salário atrasado"
-
Esportes CBF apresenta grupo de árbitros profissionais e cria "rebaixamento"
-
Esportes Por dentro do Al Ain: saiba mais sobre o maior campeão árabe
-
Esportes Um lago, muitas gerações: campeonato de vela começa em Brasília
-
Esportes Depay deve estrear em 2026 pelo Corinthians na abertura do Brasileirão
-
Esportes Brasileirão 2026 será o mais longo em mais de 20 anos
