Atenção, concurseiros! Já está disponível o resultado final nas provas objetivas, bem como o resultado provisório na prova discursiva do concurso da Polícia Federal para provimento de vagas nos cargos de delegado, perito criminal, escrivão, agente e papiloscopista. Os resultados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (20/8) no site do Cebraspe, banca organizadora do certame.
As provas foram aplicadas em 27 de julho. Os exames variaram conforme a função pretendida, tanto o formato quanto em conteúdo:
- Para o cargo de delegado, a prova objetiva foi composta por 120 questões voltadas exclusivamente para conhecimentos específicos. Já a etapa discursiva contou com três questões dissertativas e a elaboração de uma peça profissional.
- Os concorrentes ao posto de perito criminal responderam a uma prova objetiva composta por 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de específicos. A prova discursiva exigiu a produção de um texto dissertativo com até 30 linhas.
- Já os candidatos aos cargos de escrivão, agente e papiloscopista enfrentaram 120 questões objetivas, divididas em 96 de conhecimentos básicos e 24 de específicos. A etapa discursiva também consistiu em um texto dissertativo de até 30 linhas.
O prazo para os candidatos acessarem a imagem da prova discursiva e aos espelhos de avaliação começa na quinta-feira (21/8) e terminará na sexta-feira (22/8). Nesse periodo, os candidatos também poderão interpor recurso contra o resultado provisório na prova discursiva, por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso.
A publicação do edital de resultado final na prova discursiva, assim como de convocação para o exame de aptidão física e para a investigação social está prevista para 5 de setembro.
Ao todo 218.821 pessoas se inscreveram no concurso. O certame oferece mil vagas para candidatos com nível superior, com remunerações que podem chegar a R$ 26 mil. As oportunidades estão distribuídas da seguinte maneira:
- 21 papiloscopistas
- 69 peritos
- 120 delegados
- 160 escrivães
- 630 agentes
- Leia também: Primeira indígena do TRF da 5ª Região toma posse
Além das provas objetivas e discursiva, fazem parte do processo de seleção avaliações médica, oral, psicológica, de títulos e investigação social. Também é necessário prestar Curso de Formação Profissional (CFP), que varia a depender do cargo e é eliminatório.
Concursos
Concursos
Concursos