
O vencimento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 foi estendido para o dia 27 de junho, conforme noticiou, nesta terça-feira (17/6), o governo federal. A prorrogação não afeta as datas de aplicação de provas, que ocorrem em novembro, e de divulgação de resultados, em janeiro.
O valor da participação também não sofre alterações, apesar do prazo extra de pagamento. São R$ 85 para aqueles que não foram isentos, que podem ser quitados por meio de boleto, cartão de crédito, Pix, débito em conta corrente ou poupança. As opções estão disponíveis a partir de documento que pode ser gerado na Página do Participante do site do certame.
Têm isenção automática da taxa de inscrição estudantes de escolas públicas que concluem neste ano o ensino médio; bem como aqueles que participam do Pé-de-meia. Além disso, os beneficiários do programa que se encontram no último ano recebem, se comparecerem aos dois dias de provas, uma parcela bônus de R$ 200. Nestes casos, o boleto de pagamento não é gerado pelo sistema.
As provas do Enem em 2025 são realizadas nos dias 9 e 16 de novembro, e a divulgação dos resultados está prevista para 16 de janeiro de 2026. Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará — onde ocorre, no mesmo período, a COP30 — o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Nesta edição, o certame vota a certificar conclusão de ensino médio para estudantes maiores de 18 anos, a partir de solicitação no ato de inscrição e da obtenção de, no mínimo, 450 pontos nas áreas de conhecimento e 500 na redação.
- Leia também: Enem 2025: confira datas e regras do edital do exame
Confira, a seguir, o novo cronograma:
- Pagamento da taxa de inscrição (atualizado): 26 de maio a 27 de junho;
- Tratamento pelo nome social e atendimento especializado:
- Solicitação: 26 de maio a 13 de junho;
- Resultado dos pedidos: 20 de junho;
- Período de recurso: 23 de junho a 27 de junho;
- Resultado do recurso: 4 de julho.
- Aplicação das provas: 9 e 16 de novembro;
- Aplicação em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará: 30 de novembro e 7 de dezembro;
- Reaplicação das provas: 16 e 17 de dezembro;
- Divulgação do resultado: 16 de janeiro de 2026.