A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Universidade de Brasília (UnB) publicaram, nesta quarta-feira (16/7), notas de pesar referentes às mortes de cinco pessoas em um acidente ocorrido durante a madrugada na BR-153, em Goiás. As vítimas, bem como os demais passageiros, seguiam de Belém para Goiânia, onde participariam de congresso da entidade de representação estudantil.
A organização afirmou, em comunicado público, estar "em contato desde a madrugada com os governos" dos respectivos estados; com as instituições de ensino onde ocorreria o evento e de onde eram provenientes os alunos; e com o governo federal. Além disso, dialogam com outras entidades a fim de “oferecer apoio às pessoas envolvidas e acompanhar de perto todas as providências necessárias” e demonstram solidariedade para com as perdas.
“Colocamo-nos à disposição para colaborar com o que for possível nesse momento tão difícil”, conclui a nota.
Em Brasília, a UnB diz manifestar “profundo pesar pelo trágico acidente” que ceifou a vida de estudantes da Universidade Federal do Pará, do motorista do ônibus e do condutor do veículo com o qual ele colidiu, uma carreta.
“Em nome de toda a comunidade universitária, expressamos nossa solidariedade às famílias e aos amigos das vítimas, assim como à comunidade acadêmica da UFPA, diante de uma perda tão dolorosa”, pontua a manifestação. “Neste momento de profunda tristeza, nos unimos à comunidade universitária paraense na dor e na memória dos jovens que partiram, reafirmando nosso respeito às suas trajetórias e ao legado de comprometimento com a educação e a vida.”
A associação de professores da instituição brasiliense (ADUnB) usou as redes sociais para lamentar a tragédia, que, além de estudantes, vitimou também “um servidor da Universidade Federal do Pará”, o motorista que dirigia o ônibus estudantil. Segundo o comunicado, entre os cinco mortos estavam militantes da União da Juventude Rebelião (UJR) e do partido Unidade Popular (UP).
“A tragédia interrompeu de forma brutal a vida de jovens engajados com a transformação social e de um funcionário público a serviço da educação”, afirma. “O caminho que trilhavam rumo ao Congresso da UNE era a expressão do compromisso com a construção de um Brasil mais justo e democrático. A ADUnB-S.Sind se solidariza com as famílias dos estudantes e dos motoristas, amigos, militantes e toda a comunidade acadêmica da UFPA. Que suas memórias sigam vivas nas lutas coletivas da classe trabalhadora.”
A Universidade de Goiás (UFG), localizada em Goiânia, sedia o 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes, descrita pela ADUnB como “uma das mais importantes instâncias de organização da juventude e de defesa da educação pública no país”.
A Universidade Federal do Pará decretou luto oficial de três dias e constituiu comitê e medidas emergenciais para assistir vítimas e familiares. Feridos foram encaminhados a hospitais na cidade goiana de Porangatu, onde ocorreu a colisão, e nos municípios Alvorada do Norte e Gurupi, no Tocantins.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
“O pró-reitor de Gestão de Pessoal da UFPA desloca-se, neste momento, de Brasília ao local do acidente para acompanhar de perto a situação e reforçar o apoio institucional”, afirmou em nota a instituição paraense. “Foram confirmados quatro óbitos de membros da comunidade universitária. Em respeito à memória das vítimas e à privacidade de seus familiares, a UFPA não divulgará informações sobre identidade, cursos ou ocupações das pessoas atingidas.”
