FENÔMENOS CULTURAIS

Bebê reborn e Labubu aparecem em tema de redação de vestibular

Processo seletivo para a Unimontes invocou temas virais e causou polêmica na web

Maria Dulce Miranda - Estado de Minas
postado em 01/12/2025 16:24 / atualizado em 01/12/2025 16:24
Labubu raro faz parte de uma colaboração da Pop Mart com a Vans -  (crédito: Divulgação)
Labubu raro faz parte de uma colaboração da Pop Mart com a Vans - (crédito: Divulgação)

O vestibular da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizado nesse domingo (30/11), movimentou a internet graças a um tema de redação. A prova do grupo 1 pedia aos candidatos um texto dissertativo-argumentativo sobre Simbolismos e afetos: bebê reborn e Labubu – objetos como suporte emocional.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A proposta, que fazia referência direta a fenômenos culturais recentes — como os bonecos hiper-realistas bebê reborn e o brinquedo colecionável Labubu — viralizou, gerando diversos memes nas redes sociais.

A instrução do exame solicitava que os participantes analisassem textos motivadores e elaborassem, em 20 linhas, uma reflexão sobre como objetos podem funcionar como apoio emocional na vida contemporânea. Entre os materiais apresentados estavam uma reportagem da CNN Brasil com o título Bebês reborn: psiquiatra explica os riscos de tratá-los como reais e um artigo do Medium discutindo a “infantilização emocional” associada ao Labubu.

Havia ainda uma arte publicada pelo Jornal da Bahia que retratava o fenômeno como possível expressão de sofrimento psíquico. A arte também chamou atenção dos candidatos por ter sido gerada por inteligência artificial e ter proporções estranhas. 

Nas redes sociais, a repercussão foi imediata. “Imagina estudar o ano todo, sair de casa num domingo chuvoso e ter que escrever sobre Labubu e bebê reborn”, ironizou um usuário. “Eu esperava tudo, menos que o tema da redação fosse sobre bebê reborn e Labubu”, disse outro. “Gente??? Que universidade engraçada”, resumiu um terceiro. Veja mais publicações:

A Unimontes divide o vestibular em duas provas (grupo 1 e grupo 2), que foram aplicadas em turnos distintos. Na hora da inscrição, o candidato deveria optar por escolher um grupo ou fazer as duas provas, direcionadas a cursos distintos e a entradas em semestres diferentes do mesmo curso.

A redação polêmica foi aplicada a alunos que pretendem entrar em cursos como administração, ciências biológicas, artes visuais, enfermagem e engenharias civil, elétrica e florestal. Já o grupo 2 teve que produzir uma redação com o tema Os impactos das redes sociais na construção do estilo pessoal: influências, padrões e desafios para a autenticidade.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Unimontes. Mas, até a publicação, não obteve retorno. O espaço permanece aberto para qualquer manifestação. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação