Exposição

'Animais fantásticos' de J.K. Rowling ganham vida em museu de Londres

Os animais presentes nas histórias da autora britânica serão exibidos no Museu de História Natural de Londres. Organizadores já indicaram que posteriormente a exposição deve passar por vários países

Agência France-Presse
postado em 09/12/2020 12:03 / atualizado em 09/12/2020 12:09
Um membro da equipe posa com um dragão Húngaro Rabo-Córneo feito para a série de filmes Fantastic Beasts na exibição da imprensa da exposição Fantastic Beasts: The Wonder of Nature na Exposição de História Natural em Londres em 7 de dezembro de 2020. -  (crédito: Tolga Akmen / AFP)
Um membro da equipe posa com um dragão Húngaro Rabo-Córneo feito para a série de filmes Fantastic Beasts na exibição da imprensa da exposição Fantastic Beasts: The Wonder of Nature na Exposição de História Natural em Londres em 7 de dezembro de 2020. - (crédito: Tolga Akmen / AFP)

Pelúcio, Occami, Seminviso, mas também unicórnios, dragões e sereias serão exibidos a partir desta quarta-feira (9/12) no Museu da História Natural de Londres, em uma exposição sobre os "Animais Fantásticos" de J.K. Rowling que apresenta as feras reais em que se inspiram.

O visitante estará imerso em um universo estranho, mas bem conhecido pelos fãs da histórias do bruxo Harry Potter, seguindo os passos de Newt Scamander, o magizoólogo britânico que protagoniza o livro e a série de filmes.

Esses filmes - cuja trama se passa no mesmo universo que a saga de Harry Potter, mas cerca de 60 anos antes - confrontam o herói com uma coleção de monstros e bestas incríveis.

"Olhamos as características surpreendentes de alguns desses animais fantásticos e os comparamos com nossa coleção de mais de 80 milhões de espécimes", explicou Lorraine Cornish, a chefe-conservadora do museu.

A operação permitiu estabelecer "vínculos extremamente significativos e fascinantes" com mais de 100 espécimes, apresentadas na exposição, acrescenta.

A primeira parte remete às origens dos monstros presentes na saga, mas que também pertencem ao imaginário coletivo, como dragões, unicórnios e sereias, mostrando como surgiram tais crenças.

O esqueleto de 8 metros de comprimento de um estranho peixe dos abismos oceânicos fala sobre os mitos das enormes serpentes marinhas. Verdadeiros chifres gigantes explicam a origem dos unicórnios, cujos pelos são usados para fazer as varinhas mágicas de Ron Weasley e Draco Malfoy, personagens centrais da saga de Harry Potter.

Real, estranho e fantástico

Esqueletos e verdadeiros animais dissecados procedentes das grandes coleções do Museu da História Natural se juntam na exposição com varinhas, trajes e decorações do mundo de J.K. Rowling cedidas pelos estúdios Warner Bros.

"A segunda seção da exposição explora" como Rowling se inspirou em "habilidades, comportamentos ou propriedades extraordinárias de animais reais" para criar seus animais fantásticos, explica Louis Buckley, comissário da exposição.

Sendo assim, a habilidade do Seminviso, uma espécie de macaco prateado muito veloz, de tornar-se invisível está relacionada, entre outras coisas, com a camuflagem das "borboletas-folhas".

No total, se apresentam e analisam com detalhes 12 animais do mundo dos bruxos nesta exposição, com a qual os conservadores esperam tirar o pó da imagem do Museu de História Natural e despertar a curiosidade de "novas audiências", especialmente os fãs da saga mundialmente famosa.

Apresentada como uma experiência familiar, "Animais fantásticos, maravilhas da natureza", é inaugurada pouco depois que o museu reabriu suas portas após o segundo confinamento na Inglaterra contra a pandemia de coronavírus e poderá ser visitada até agosto de 2021.

Sem revelar mais detalhes, os organizadores já indicaram que a exposição, que apresenta 125 objetos de vários museus e estúdios da Warner Bros, percorrerá depois vários países.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação