Eleições

Tebet lamenta "cara" da miséria no Brasil: "Mulher negra e nordestina"

"Eu quero ser a candidata do centro democrático para ter uma única bandeira: emprego, emprego emprego, renda, renda e renda", disse, em discurso na 21ª Marcha de Vereadores do Brasil

Raphael Felice
postado em 27/04/2022 18:39 / atualizado em 27/04/2022 18:40
 (crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)
(crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A pré-candidata pelo MDB, senadora Simone Tebet (MS), criticou o crescimento da miséria no Brasil e o desemprego da população brasileira durante sua participação na 21ª Marcha de Vereadores do Brasil.

"A resposta está na esquina de cada cidade do Brasil. A miséria e a desigualdade social, nas cirurgias eletivas. Antes a gente via isso pela tevê, hoje, basta abrir as janelas de nossas casas. Eu quero ser a candidata do centro democrático para ter uma única bandeira: emprego, emprego emprego, renda, renda e renda".

Tebet questionou as causas da desigualdade regional do Brasil e destacou a "mulher negra e nordestina" como "a cara mais pobre do Brasil".

"Veja, como um Brasil é tão rico e tem um povo tão pobre. Discrimina pela região, cor da pele, pelo gênero. A cara mais pobre do Brasil, e é com muita dor que digo isso: é de uma mulher negra e nordestina. É inadmissível", disse.

Tebet também propôs soluções para mudar esse cenário. Segundo a pré-candidata emedebista, isso passa pela alta tributação, que dói mais no bolso dos mais pobres, e por programas de transferência de renda permanente, mas que tenham "porta de saída".

"A tributação no Brasil vai mais no consumo, que afeta mais as pessoas pobres. Para reduzir essas desigualdades, de imediata transferência de renda permanente com porta de saída, qualificando o jovem, a mulher, o desempregado, para aquela família abrir espaço para que outras família possam se beneficiar também do Auxílio Brasil. Paralelo a isso, a adoção de outro sistema tributário, como nova reforma tributária, e investimento na indústria do conhecimento", afirmou. "A União deve ser parceira dos estados e municípios para abrir creches instituições de ensino, como creches e escolas nos estados e municípios", completou.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação