Eleições 2022

Lula tem 45% das intenções de voto contra 34% de Bolsonaro, aponta Ipespe

Em relação ao levantamento anterior da Ipespe, Lula subiu 1 ponto porcentual e Bolsonaro avançou 2 pontos percentuais, ambos dentro da margem de erro

Deborah Hana Cardoso
postado em 27/05/2022 12:11 / atualizado em 27/05/2022 12:11
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

A pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (27/5) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de voto no primeiro turno na pesquisa estimulada contra 34% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em relação ao levantamento anterior, Lula subiu 1 ponto porcentual e Bolsonaro avançou 2 pontos percentuais, ambos dentro da margem de erro. As eleições estão marcadas para 2 de outubro.

Ainda de acordo com a pesquisa estimulada, no segundo turno, Lula aparece com 53% e Bolsonaro com 35%. No quesito rejeição "Não voto de jeito nenhum", Bolsonaro registra 59% e Lula 43%.

Outros candidatos

Além dos polarizados, os candidatos da chamada “terceira via” permanecem abaixo dos dois dígitos no primeiro turno: Ciro Gomes (PDT), com 8%, e a senadora Simone Tebet (MDB), com 3%. O deputado federal André Janones (Avante) e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) têm 2%. O tucano anunciou sua desistência da disputa na segunda-feira (23).

Pablo Marçal (Pros), Felipe D’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC), Luciano Bivar (União Brasil) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Leonardo Péricles (UP) consta no questionário, mas não foi citado por nenhum eleitor.

De acordo com o cientista político Antônio Lavareda, Tebet é uma candidata que pode crescer ao longo da disputa, porém a polarização também se acentua e aumenta a chance de a eleição terminar no primeiro turno.

Lavareda considerou “impressionante” o percentual dos que têm o voto já decidido em maio, 68%. “Em outubro passado, eram 44% os que fizeram a mesma afirmação”, destacou em seu comentário.

Segundo turno

O petista se mantém vitorioso em todos os cenários (contra Bolsonaro, Ciro Gomes e Tebet). Bolsonaro, por sua vez, perde para o pedetista, mas vence a emedebista.

Variações

  • Cenário 1
    Lula – 53%
    Bolsonaro – 35%
    Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 12%
  • Cenário 2
    Lula – 54%
    Ciro Gomes – 25%
    Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 22%
  • Cenário 3
    Lula – 57%
    Tebet – 18%
    Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 25%
  • Cenário 4
    Ciro Gomes – 44%
    Bolsonaro – 41%
    Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 16%
  • Cenário 5
    Bolsonaro – 40%
    Tebet – 34%
    Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 26%

A pesquisa

Foram ouvidos mil eleitores por telefone entre 23 e 25 de maio deste ano. A margem de erro estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE