ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

Bolsonaro corre o risco de perder a cidadania honorária italiana

Prefeita Anguillara Veneta está sendo pressionada por parlamentares italianos a revogar cidadania honorária que concedeu ao ex-presidente

Maryanna Aguiar — Especial para o Correio
postado em 12/01/2023 16:05 / atualizado em 12/01/2023 16:11
 (crédito: Sergio Lima/AFP)
(crédito: Sergio Lima/AFP)

A prefeita Alessandra Buono, de Anguillara Veneta, região da Itália, que concedeu em 2021 uma honraria ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), está sendo impelida por parlamentares italianos a revogar a honraria. Entre os partidos que pedem a revogação estão o Partido Democrático, o Movimento Cinco Estrelas, os Verdes e a Refundação Comunista.

O ex-presidente recebeu a homenagem durante uma viagem que realizou a Itália. O principal motivo para a honraria foi seu bisavô, que nasceu na região de Anguillara. Os parlamentares regionais declararam que “após a tentativa de golpe no Brasil por partidários do ex-presidente, só podemos confirmar o absurdo desse reconhecimento que pedimos para ser revogado com urgência".

Uma conselheira regional se manifestou contra a cidadania de Bolsonaro, afirmando que "a região não pode ficar parada assistindo: peça ao Município de Anguillara Veneta que retire imediatamente a cidadania honorária”, declarou Elena Ostanel (Veneto che Vogliamo). A prefeita Alessandra, responsável pela honraria é ligada ao partido de extrema-direita Lega Nord, e não se pronunciou sobre o assunto.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE