Após ataques de 8/1

Servidores que atuaram na reconstrução do Congresso ganham homenagem na Câmara

Sessão solene foi solicitada pela deputada do Distrito Federal, Erika Kokay (PT), e será realizada na semana que vem

Raphael Felice
postado em 27/02/2023 17:06 / atualizado em 27/02/2023 17:08
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Os servidores de limpeza e manutenção que trabalharam na reconstrução, restauração e conserto da estrutura do Congresso Nacional após os atos golpista de 8 de janeiro serão homenageados em sessão solene na segunda-feira da próxima semana (6/3). A solenidade está marcada para as 10 horas, no Plenário da Câmara.

Autora do requerimento para homenagear os trabalhadores, a deputada Erika Kokay (PT-DF) afirma que decidiu fazer o pedido para realização da sessão solene após ter conversado com os trabalhadores que realizaram os serviços. A parlamentar disse que eles relataram estar orgulhosos pelo serviço de reconstrução dos prédios da Câmara e do Senado.

As homenagens ocorrem em meio às investigações da Operação Lesa Pátria, que apura a participação direta e indireta dos partícipes dos ataques violentos à democracia e à destruição das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.

Autoridades do DF também estão sendo investigadas por omissão. O então secretário de Segurança, Anderson Torres, foi afastado após intervenção federal, e preso pela Polícia Federal, enquanto o governador Ibaneis Rocha foi afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal.

Erika Kokay disse que a intenção da homenagem é reconhecer o trabalho dos servidores e também saudar os cidadãos do DF por terem defendido a democracia.

“Os ataques tiveram nítida intenção de tentar desmoralizar os Três Poderes da República para que um projeto golpista avançasse. Essas trabalhadoras e trabalhadores, além de exercerem toda a nobreza de suas funções, tiveram grande papel na garantia da democracia, com os espaços públicos sendo reconstruídos menos de um mês após os ataques”, destacou a deputada.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE