Obituário

Morre João Oreste Dalazen, ministro aposentado do TST, aos 71 anos

João Oreste foi ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) entre os anos 1996 e 2017, ocupando a presidência da Casa entre 2011 e 2013

João Oreste Dalazen, ex-ministro do TST -  (crédito: Fellipe Sampaio/TST)
João Oreste Dalazen, ex-ministro do TST - (crédito: Fellipe Sampaio/TST)
postado em 05/03/2024 12:17 / atualizado em 05/03/2024 16:04

Morreu, nesta terça-feira (5/3), o ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST) João Oreste Dalazen, aos 71 anos, em Brasília. A informação foi confirmada pelo próprio TST.

Natural da cidade de Getúlio Vargas, no Rio Grande do Sul, o ex-ministro se formou em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde fez mestrado e atuou como professor assistente. Ele também lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e na Universidade de Brasília (UnB).

João Oreste também atuou como procurador da Caixa Econômica Federal e passou em primeiro lugar no concurso público para promotor de Justiça do Paraná em 1978, mas não tomou posse. Foi em 1980 quando ingressou na magistratura trabalhista como juiz substituto e depois foi promovido para o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região em 1993.

Foi o então presidente Fernando Henrique Cardoso que o nomeou para o TST em 1996, em vaga destinada à magistratura de carreira.

João Oreste foi ministro entre os anos 1996 e 2017, ocupando a presidência da casa entre 2011 e 2013. O trabalho dele na gestão do Tribunal ficou marcado pela iniciativa Programa Trabalho Seguro, lançado durante as obras de construção civil dos estádios da Copa do Mundo de 2014.

Em nota, o presidente e o vice-presidente do TST, Lelio Bentes Corrêa e Aloysio Corrêa da Veiga, expressaram pesar pela morte do ex-ministro e decretaram luto oficial de três dias na Casa. "O Tribunal transmite seus pêsames à família e amigos neste momento de luto". 

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região também manifestou pesar pela morte do ministro em nota assinada pelo desembargador Samuel Hugo Lima.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação