TRAGÉDIA NO RS

Conselheiro de Biden presta condolências ao governo brasileiro sobre tragédia no RS

Conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, conversou por telefone com assessor da Presidência, Celso Amorim, reiterou compromisso dos EUA em oferecer apoio e colaboração ao Brasil, segundo a embaixada norte-americana

Cidade Cruzeiro do Sul, Rio Grande do Sul, 14/5/24 -  (crédito: NELSON ALMEIDA/AFP/METSUL )
Cidade Cruzeiro do Sul, Rio Grande do Sul, 14/5/24 - (crédito: NELSON ALMEIDA/AFP/METSUL )

O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, conversou ontem (terça-feira, 14/5), por telefone, com o assessor especial da Presidência do Brasil, Celso Amorim, para expressar suas condolências, em nome do presidente dos EUA, Joe Biden, e do povo dos EUA, "aos que foram impactados pelas devastadoras inundações e deslizamentos de terra no Sul do Brasil", de acordo com nota divulgada pela Embaixada norte-americana no Brasil, nesta quarta-feira (15/5) . 

As fortes chuvas no estado gaúcho, deixaram pelo menos, 149 mortos, conforme as informações do relatório da Defesa Civil divulgado na manhã de hoje, e 446 municípios foram afetados. O total de desalojados soma 538,2 mil pessoas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza, nesta quarta-feira, nova visita ao Rio Grande do Sul, onde deverá anunciar novo pacote de medidas para a unidade federativa. 

"O conselheiro de Segurança Nacional reiterou o compromisso contínuo dos EUA em fornecer apoio e trabalhar em estreita colaboração com o Brasil no fornecimento da assistência necessária", destacou o comunicado.

Conforme a nota, Amorim e Sullivan discutiram o avanço na relação bilateral e "abordaram desafios globais e regionais, incluindo esforços para aumentar a ajuda humanitária à Faixa de Gaza e garantir um cessar-fogo e um acordo de reféns para garantir o retorno seguro dos norte-americanos e brasileiros para casa". Segundo o comunicado ambos também discutiram sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia e o processo eleitoral na Venezuela.

De acordo com informações da embaixada dos EUA no Brasil, o governo Biden doou US$ 150 mil para ajudar os municípios de Estrela, Encantado, Lajeado, Muçum e Roca Sales, por meio da agência de fomento USAid. E, em parceria com ONG Woldvision, US$ 50 mil serão usados para a compra de 1.300 kits de higiene, 850 kits de limpeza e 80 itens de primeiros socorros, além de geradores de energia e purificadores de água.

 

 

 

 

 


 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 15/05/2024 12:37 / atualizado em 15/05/2024 14:09
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação