DIA DO EXÉRCITO

Celebração do Dia do Exército é antecipada e conta com presença de Lula e Múcio

Cerimônia contará com homenagem especial aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira, quando o Exército lutou na 2ª Guerra Mundial contra os nazistas

Comandantes das Forças Armandas batem continência para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva  -  (crédito: Reprodução Youtube / Exército Brasileiro )
Comandantes das Forças Armandas batem continência para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - (crédito: Reprodução Youtube / Exército Brasileiro )

O Dia Exército é celebrado no dia 19 de abril, mas este ano a comemoração foi antecipada e será realizada nesta quarta-feira (16/4). O dia 19 de abril cai no sábado, no meio de um feriadão na capital federal. 

O evento em do Dia do Exército será realizado no Quartel-General do Exército começou às 10h e conta com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro da Defesa José Mucio e do presidente do Congresso Nacional Davi Alcolumbre .

O acesso à Praça dos Cristais, em frente à Concha Acústica, está aberto para população em geral. Tanques de guerra foram posicionados no local e poderão ser observados pelos presentes. O evento também será transmistido no youtube e redes sociais do Exército. 

Tanque é posicionado na Praça dos Cristais para evento do Dia do Exército
Tanque é posicionado na Praça dos Cristais para evento do Dia do Exército (foto: Jaqueline Fonseca / CB/DaPress)

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Durante a solenidade, autoridades e instituições civis e militares receberão a Ordem do Mérito Militar,  Medalha do Exército Brasileira e a Medalha Tributo à Força Expedicionária Brasileira. Também será realizado um desfile militar e uma homenagem especial aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira, quando o Exército Brasileiro lutou na Segunda Guerra Mundial contra os nazistas. Um dos símbolos dessa batalha é o Sargento Max Wolf, paranaense descendente de alemães que morreu durante a batalha ao ser atingido por disparos de metralhadoras alemãs, nas cercanias de Montese.

"Em 14 de abril de 1945, os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) iniciavam a difícil Batalha de Montese, um dos combates mais intensos da Segunda Guerra Mundial. Durante quatro dias, enfrentaram casa a casa a feroz resistência nazista , até conquistarem essa posição estratégica no norte da Itália.Foram 426 baixas brasileiras, entre elas a do Sargento Max Wolf, tombado em patrulha dois dias antes da batalha. Sua coragem simboliza o sacrifício de tantos que lutaram pela liberdade . Em homenagem aos 80 anos da FEB, uma coleção especial de selos foi lançada, reunindo os momentos históricos e as conquistas da tropa brasileira nos campos da Itália", relembra o Exército em publicação nas redes sociais. 

Saiba mais sobre a Força Expedicionária Brasileira no vídeo publicado pelo Exército Brasileiro


 

  • Comandantes das Forças Armandas batem continência para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva
    Comandantes das Forças Armandas batem continência para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Reprodução Youtube / Exército Brasileiro
  • Evento em alusão ao Dia do Exército será realizado nesta quarta-feira (16/4) e contará com a presença do presidente Lula e do ministro da Defesa José Múcio
    Evento em alusão ao Dia do Exército será realizado nesta quarta-feira (16/4) e contará com a presença do presidente Lula e do ministro da Defesa José Múcio Foto: Jaqueline Fonseca / CB/DAPress
  • Tanque é posicionado na Praça dos Cristais para evento do Dia do Exército
    Tanque é posicionado na Praça dos Cristais para evento do Dia do Exército Foto: Jaqueline Fonseca / CB/DaPress
  • Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, José Mucio e Davi Alcolumbre participam de solenidade do dia do Exército
    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, José Mucio e Davi Alcolumbre participam de solenidade do dia do Exército Foto: Reprodução Youtube / Exército Brasileiro
  • Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, José Mucio e Davi Alcolumbre participam de solenidade do dia do Exército
    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, José Mucio e Davi Alcolumbre participam de solenidade do dia do Exército Foto: Reprodução Youtube / Exército Brasileiro
postado em 16/04/2025 08:16 / atualizado em 16/04/2025 10:39
x