
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou e deu posse nesta quinta-feira (24/4) para Frederico de Siqueira Filho como o novo ministro das Comunicações. Os dois se reuniram pela manhã no Palácio do Planalto, quando Lula oficializou a nomeação.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Siqueira Filho era presidente da Telebrás, e foi indicado ao cargo pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), durante encontro com Lula na tarde de ontem (23). O novo ministro é considerado um quadro técnico, e não é filiado ao União Brasil. Porém, possui relação com parlamentares da sigla.
Também participaram do encontro com Lula ontem o ex-ministro Juscelino Filho – demitido por suspeita de participação em desvio de emendas parlamentares – e o líder do União na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (União-MA), que chegou a ser anunciado ao cargo pelo governo, mas recusou a indicação.
- Leia também: TCU: pedidos de investigação do uso de avião da FAB para dar asilo à Nadine estão parados
Frederico de Siqueira Filho é formado em Engenharia Civil e atua há mais de 26 anos no setor de Telecomunicações, segundo seu perfil publicado no site da Telebrás, 21 dos quais foram dedicados à empresa Oi.
Lula esteve com Siqueira Filho em fevereiro deste ano, quando visitou o Centro de Operações Espaciais e o data center da Telebrás em Brasília e anunciou investimentos no setor. O perfil técnico do indicado também é bem-visto pelo prazo de desincompatibilização para ministros que queriam disputar as eleições do ano que vem. Um nome político com interesse eleitoral ficaria menos de um ano no cargo.
Política
Política
Política
Política
Política
Política
Política