Tarifaço

Congresso prepara reação conjunta contra tarifa de Trump, afirma Lindbergh

Após anúncio de taxa de 50%, líder do PT propõe moção de repúdio e cobra posicionamento dos presidentes da Câmara e do Senado. Decisão de Trump cita defesa de Bolsonaro e gera tensão diplomática

 Lindbergh:
Lindbergh: "Não é possível que uma instituição como essa não se posicione" - (crédito: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

Após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, líderes do Congresso Nacional preparam uma manifestação conjunta em repúdio à medida. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (10/7) pelo líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), após reunião do colégio de líderes.

Trump justificou a decisão alegando uma suposta “caça às bruxas” ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O aumento das tarifas tem gerado reações entre parlamentares da base governista, que cobraram uma posição oficial do Congresso diante da medida anunciada pelo governo norte-americano.

Até o momento, os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), ainda não se manifestaram publicamente sobre o tema. A expectativa é de que a resposta seja articulada em conjunto.

“Motta, disse que, junto com o presidente Alcolumbre, vai se posicionar sobre o que está acontecendo”, afirmou Lindbergh. "Não é possível que uma instituição como essa não se posicione".

O líder do PT disse, ainda, que apresentou um requerimento para uma moção de repúdio à decisão de Trump, além de propor a criação de uma comissão geral com a participação do Itamaraty e de representantes do setor empresarial para discutir os impactos da nova tarifa.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

 

  • Google Discover Icon
postado em 10/07/2025 15:51
x